Gazeta Itapirense

Com estoque de sangue crítico, Itapira terá doação quinta

Com estado crítico de estoque, está agendada para a próxima quinta-feira, 23, mais uma campanha de doação de sangue em Itapira.

A ação é comandada pelo Hemocentro da Unicamp, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira.

“A situação tá tão crítica que estamos tendo que racionalizar o sangue, e algumas cirurgias seletivas estão correndo o risco de não ocorrer. Não sei se é por causa dessa nova onda de coronavírus, mas o estoque baixou demais. É muito preocupante a situação. Peço para a população nos ajudar, comparecer e ajudar o próximo”, disse Fran Marella, organizador da coleta em Itapira e responsável pelo Banco de Sangue do HMI.

O horário será das 9h00 às 12h00 no Campus I do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), situado à Avenida Rio Branco, n° 99, Centro.

Em 2021 foram realizadas sete coletas em Itapira: seis abertas para toda a população e uma promovida junto à empresa NB Máquinas. Ao todo foram 708 candidatos mobilizados, sendo 218 que doaram pela 1ª vez, e 567 bolsas coletadas.

Para doar sangue, o candidato precisa ter entre 16 e 69 anos (candidatos com 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, apresentar documento de identificação com foto (preferencialmente RG ou CNH) e comprovante de residência e não ter comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
No local da doação, após preencherem a ficha os candidatos passam por uma triagem clínica com exames básicos e uma entrevista sigilosa. Depois são encaminhados para a coleta e recebem um lanche.

Compartilhe
error: