Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castellani

21 de Março – Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Conscientização, respeito e inclusão são considerados os pilares básicos para a convivência saudável de pessoas com Síndrome de Down em uma sociedade. Nesse sentido, foi criado o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), cuja finalidade é promover um debate público sobre essa condição genética para conscientizar familiares e cidadãos em geral sobre a importância de incluir e respeitar todas as pessoas.

 

Celebrado no dia 21 de março (21/03), o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.

O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos. Na prática, isso contribui para desmistificar os achismos em relação à síndrome e abrir espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência saudável.

Em termos médicos, o tratamento dado à pessoa com Síndrome de Down depende de necessidades específicas de cada indivíduo. Com programas de intervenção precoce, formado por educadores especiais e um time de terapeutas especializados, é possível oferecer melhor qualidade de vida à criança com a condição genética.

Também são indicados os acompanhamentos periódicos, que ajudam a identificar problemas cardiovasculares, visuais, auditivos, gastrointestinais e endocrinológicos que o paciente possa vir a desenvolver. Essa iniciativa contribui para que a criança tenha uma vida saudável e longeva.

Nascer com Síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações. A conscientização das famílias e da sociedade sobre essa condição genética é o primeiro passo para que os indivíduos com Down tenham acesso aos recursos e suporte necessários para o seu desenvolvimento e em todos os sentidos e, assim, a sua inclusão social ocorra na prática.

Fonte: Vida Saudável

 

Em Itapira temos duas instituições que atendem Down com excelência, a ADI e a APAE.

Segue breve histórico e a finalidade da ADI. Fonte: ADI

 

ASSOCIAÇÃO DOWN DE ITAPIRA

CNPJ.: 02.143.395/0001-07

Fundada em 14 de maio de 1997

Decl. Útil. Públ. Mun. Dec.nº 68 – 1º de junho de 2005

Inscrição no C.M.A.S. – Inscrição no C.M.D.C.A

Inscrição SEDS nº 6170/2.007

Decl. Utilidade Pública Federal – Dec. N.º 50.517/61 –  26 de Julho de 2.011

Cert. Reg. Cadastral de Entidades – CRCE nº 2772/2.012

Decl.Utilidade Pública Estadual – Lei. Nº 14.866 de 24 set 2012

Rua Sinhô Chagas, 83, Cubatão, Itapira / SP (19) 3843-6669

 

 

Histórico da Associação Down de Itapira

 

A Associação Down de Itapira é uma entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, que tem por finalidade reunir e assistir pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências.

 

Fundada em 14 de Maio de 1.997 sendo idealizada por um grupo de pais de pessoas com Síndrome de Down, que objetivavam estudar sobre esta questão, trocar informações e experiências como outros pais e lutar pela inclusão e direito dos deficientes.

 

Com os serviços tipificados, a Associação Down de Itapira desenvolve ações da proteção social especial de média complexidade, as quais são segundo a tipificação: Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

 

A associação atente atualmente 40 pessoas com deficiência, compreendendo: bebês, crianças, adolescentes e adultos, por meio de equipe multidisciplinar composta por: Coordenadora Técnica, Assistente Social, Fonoaudióloga, Psicóloga, Pedagoga, Educadora Social e professora de música. Funciona de segunda à sexta das 8h às 18 h.

As atividades desenvolvidas na Associação são planejadas pela equipe técnica e passam por um sistema de avaliação permanente.

 

Ao descrevermos nossa trajetória, podemos concluir que foi recheada de problemas e dificuldades, porém em sua totalidade os ganhos e conquistas acabam por superar tais dificuldades.

 

Finalizamos com a reflexão de que com o apoio, incentivo, dedicação e até ousadia, muitos obstáculos podem ser vencidos e superados. E é baseado nesses princípios que a Associação Down de Itapira procura trabalhar

 

Missão e Visão

 

Missão: Promover ações, desenvolver autonomia, inclusão social, melhoria da qualidade de vida e minimizar os estigmas frente ao preconceito.

 

Visão: Transformar as pessoas com Síndrome de Down em seres produtivos, integrados felizes e independentes.

 

Projetos

 

Atualmente, a Associação Down de Itapira participa do Projeto “Viva Música”, proporcionado pela Banda Lira Itapirense. Com ele, os usuários possuem aulas de música semanalmente, estimulando-os e contribuindo com o desenvolvimento social, emocional e sensorial.

 

Localização

 

Rua Sinhô Chagas, 83 – Cubatão

Cidade de Itapira

Telefone: (19) 3843-6669

____________________________________________________________________________________________________________________________

Agro Motta & Dra. Rosangela Trani


Endereço: Av. Siqueira Campos, 120

Conhecido por ser um dos cães de estimação favoritos no mundo, é geralmente escolhido devido à sua aparência – de cabeça arredondada, orelhas grandes, moles e caídas e os olhos redondos, que personificam companheirismo — e pelagem, farta e existente em mais de trinta combinações de cores

Alguns são ainda criados para o trabalho, apresentando características fisicasligeiramente diferentes — corpo mais curto, orelhas menos oscilantes e o desejo pelo trabalho —, como também comportamentalmente diferentes. Grande parte é direcionada para exposições de raças caninas. Modernamente, ser um cão para surdos é uma de suas principais funções enquanto trabalhador.

Cão ativo, tem seu adestramento classificado como fácil e possui grande predileção por nadar.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Ótica Look

____________________________________________________________________________________________________________________________

Rotary Club de Itapira

 

Com a agenda repleta de atividades, campanhas e muito trabalho em prol da comunidade, o Rotary Clube de Itapira em parceria com a Casa da Amizade e comércio local avançam em desenvolvimento e união trazendo inúmeros benefícios para Itapira.

Segunda-feira, 10, em reunião festiva foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres, os aniversariantes do mês, e ao Dia do Convidado. O evento foi marcado por momentos especiais, as mulheres do clube e as convidadas Maria Sueli Rocha Longhi, e Regina Ramil, foram homenageadas e Heloisa Mantelatto recebeu dois certificados.  Houve a entrega de cinco cadeiras de rodas às entidades SOS, Allan Kardec e Lar São Vicente, fruto do projeto Troco Solidário da Casa da Amizade em parceria com o Supermercado Rofatto, a qual acontece há alguns anos e tem trazido ótimos resultados.

 

A cerimônia contou com apresentações emocionantes do coral do projeto Viva, da Banda Lira e dos talentosos alunos da Escola Benedito Flores de Azevedo, encantando a todos.

 

Podemos chamar de Noite de Solidariedade, reconhecimento e muita emoção, reafirmando o compromisso do Rotary Club com a comunidade!

 

 

Sequenciando as benfeitorias, Rotary Club de Itapira, através do Projeto Amor Sem Medida, doou cama especial ao Hospital Municipal. O recurso trata se de equipamento que beneficia pessoas obesas ou com altura acima da média e estão hospitalizadas. A cama oferece também tecnologia evoluída com equipamentos modernos. O Projeto

“A iniciativa, criada para fortalecer a infraestrutura hospitalar e ampliar o atendimento a pessoas com obesidade, contou com recursos do distrito do Rotary e complementação financeira do clube. A entrega reuniu membros do Rotary e a secretária municipal de Saúde, Maria Sueli Rocha Longhi. O projeto segue ativo, com planos para novas ações em prol da saúde e inclusão no município.” (Assessoria do clube- Talissa Lopes)

Todas as fotos enviadas por Talissa Lopes.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Farmácia Santa Cruz

____________________________________________________________________________________________________________________________

Casa de Massas Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Rua Duque de Caxias
Telefone: 3863-3306

____________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

Doce Sal

Endereço: Av. Juritis, 120
Telefone: (19) 93500-7234

Compartilhe
error: