Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castellani

Aprendi

Compreendi que viver é ser livre. Que ter amigos é necessário. Que lutar é manter-se vivo. Que para ser feliz basta querer.

Aprendi que o tempo cura. Que mágoa passa. Que decepção não mata. Que hoje é reflexo de ontem. Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas. Que um verdadeiro amigo permanece. Que dor fortalece. Que vencer engrandece.

Aprendi que sonhar não é fantasiar. Que para sorrir tem que se fazer alguém sorrir. Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos. Que o valor está na força da conquista.

Compreendi que as palavras têm força. Que fazer é melhor que falar. Que o olhar não mente. Que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade. Que o melhor é ser nós mesmos. Que o segredo da vida é viver!

E uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida.

(Clarice Lispector)

_____________________________________________________________________________________________________

08 de abril- Dia Mundial da Natação

A natação é uma das atividades físicas mais antigas da sociedade, pois já nos primórdios a mesma já era usada como recurso de deslocamento e sobrevivência. Apenas muitos anos depois foi levada para o ambiente desportivo, se tornando assim grande foco dos maiores eventos esportivos do mundo. O Dia Mundial da Natação, comemorado em 08 de abril, foi criado para reverenciar essa atividade física e, também, para promovê-la como esporte.

O nado além de ser praticado por grandes competidores também é considerado um dos esportes mais completos que existem, por trabalhar diferentes músculos e auxiliar no desenvolvimento humano, é também uma atividade recomendada para todas as idades.

Para celebrar a data convidamos as Leila e Fernanda, mãe e filha, proprietárias  da Onda Azul para relato da trajetória da primeira escola de natação em Itapira.

 

Como nasceu a Escola de Natação Onda Azul .    

 

A professora de Educação Física Leila R.C. Eigenher ,  no final dos anos 80 e começo dos anos 90, incentivada por meu esposo Flávio e uma amiga muito querida que levava suas 3 filhas para fazer aulas de natação em M. Mirim, decidiu se  especializar na  área de ” Natação e Hidroginástica “.  Após vários cursos de especialização em S.P e EUA ,  foi iniciada a construção da primeira piscina coberta e aquecida em Itapira denominada ” Onda Azul- Natação .”

Foram meses difíceis , pois foi um grande investimento para nós, que finalizou graças aos nossos primeiros aluninhos que adentraram felizes na piscina , ainda com a área externa inacabada ,entre caixas de cimento dos pedreiros que davam os acabamentos  finais.  Uma loucura !!!   Mas tudo bem ao ver a satisfação das crianças e de todos nós.

Que  momentos inesquecíveis !   Um sucesso , a realização de um sonho graças à bondade de Deus .

Me lembro que trabalhamos muito e com muita gratidão, buscando sempre oferecer nosso ” melhor” visando saúde , qualidade , segurança e satisfação de nossa clientela amiga, um grande privilégio para nós.

Ah…  os finais de semana !   Sempre participando de muitas competições com resultados positivos para nossos alunos . Sim revelamos  excelentes nadadores na categoria infantil, juvenil e Master ( com muito orgulho nos lembramos do Prof. Barreto , inesquecível  ) nadadores que muito enalteceram a” Escola de Natação Onda Azul. ”  Tenho muito e muitos a gradecer .   Citá-los correria o risco de esquecer de alguém, todos competentes e preciosos para nós e neste momento deixo minha gratidão à toda equipe multidisciplinar , alunos e respectivas famílias que estiveram conosco e que atualmente retornam com seus filhos e netos . A todos nosso ” muitíssimo obrigada ” .

Mas o tempo passa …      Tive a satisfação de ver minha filha Fernanda crescer neste meio , dentro das águas cristalinas e agradavelmente aquecidas da ” Onda Azul – Natação ” e se interessando em nos auxiliar , optando por cursar a Faculdade de Educação Física  ” UNIMEP de Piracicaba e desde então registrada na Onda Azul e consequentemente registrada legalmente no “CREF. ”

Um pouco sobre a adolescente Fernanda que aos 15 anos já me acompanhava nos cursos de especialização em S.P e nos EUA também em 1996 .

Paixão da  Professora Fernanda  ” bebês e crianças de todas as idades”

Agradeço a Deus e muito me orgulho de Fernanda , que assumiu de forma magnífica, responsável e com competência a direção da Escola de Natação ” Onda Azul ” ,  me permitindo trilhar outros caminhos na Suíça e dar continuidade a minha missão de ensinar e promover uma melhor qualidade de vida .  Em 2013 me casei , fiz cursos de especialização para idosos e tenho tido o privilégio de dar aulas de ” Gym” para “crianças crescidas ” como eu, com muito prazer e gratidão.   Amo muito aprender com eles … são doceis , animados , encantadores com idade entre 60 e 99 anos.  Aqui se vive muito graças a qualidade de vida de País de primeiro mundo.

 

” A ESCOLA DE NATAÇÃO ONDA AZUL  HOJE é MODERNA  e  EM PLENA FASE DE RENOVAÇÃO “.

 

Visando um melhor atendimento personalizado e conforto para seus alunos a ” ONDA AZUL ”   se encontra em fase de renovação com seus vestiários novos, elegantes , confortáveis e práticos, em fase de acabamento.

A direção desta conceituada ” ESCOLA DE NATAÇÃO ONDA AZUL ” tem como diretora pedagógica a Professora Fernanda Eigenher Spinelli  e como Diretor administrativo seu esposo Jean Spinelli , sendo que ambos não medem esforços visando sempre em primeiro lugar aprendizado , saúde e segurança.

Neste final de semana a Prof. Fernanda se encontra em pleno Congresso Brasileiro de Natação Infantil no Centro de Convenções Rebolsas , com ” Método  Aquático Compreensivo ” inovador, com de professores de nível internacional, visando aprendizado de natação, ciências e saúde.

Deixamos nossos sinceros agradecimentos a ITAPIRA , aos Itapirenses pelo gentil acolhimento , aos nossos alunos de ontem, hoje e amanhã que nos prestigiam e nos proporcionam a certeza que estamos no caminho certo , sendo éticos, solidários e participativos na sociedade Itapirense .  Muito obrigada a todos pelo carinho com que sempre fomos recebidos.

Professora Leila Ribeiro Cintra Eigenher  ,   Fernanda Eigenher Spinelli  e Jean Spinelli .

Fotos: Arquivo.

 

Fotos: Arquivo.

_____________________________________________________________________________________________________

Agro Motta & Dra. Rosangela Trani

 

Endereço: Av. Siqueira Campos, 120

Chiuaua ou chihuahua é uma raça de cães de pequeno porte originária do México. É uma das menores raças do mundo, ganha em medidas com o Pequeno cão russo. Se divide na variedade de pelo longo e de pelo curto.

Expectativa de vida: de 12 a 20 anos.
Peso: 1,5 – 3 kg.
Altura: 15 – 23 cm.

_____________________________________________________________________________________________________

Aniversários

Dia 03 os abraços foram para Valdir Martins Oliveira. Aniversariou e comemorou com a esposa Cássia e com os filhos, junte nossos cumprimentos.

 

Valéria Coradi

Festejando nova idade dia 05, Valeria comemora a nova fase da vida, com mudança de hábitos, está se cuidando, e curtindo a vida. Parabéns Valéria, felicidades sempre.

 

 

Vera Silva

Aniversariou dia 02 a delicada Vera Silva, funcionária dedicada da Ótica Look, curtiu a data em férias, passeando muito com a família. Junte nosso abraço e o desejo de sucesso

 

Ju Vantini

Empresária de sucesso, proprietária dos bares Vô Jaca e filiada à rede e Bar e Restaurante Água Doce Cachaçaria, Juliana Vantini aniversariou dia desses, recebeu os cumprimentos do filho Bruno e do marido Wendell. Junte nosso abraço e o desejo de sucesso.

_____________________________________________________________________________________________________

Ótica Look

_____________________________________________________________________________________________________

Cruzeiro com os grupos MVE e Corpo e Ritmo

Um projeto sonhado há mais de um ano, realizado através da agencia Emerso Turismo. Os dois grupos, MVE e  Corpo e Ritmo, com abordagens diferentes, ambos sucesso em participação no Clube Santa Fé. Formados sob a coordenação da fisioterapeuta e professora Priscila Freitas, embarcaram em cruzeiro pela costa brasileira.

Priscila tem o dom de liderança, e com maestria, conseguindo união entre essas mulheres assíduas e participativas, e que levam a mesma disposição para a amizade e parceria. Com esse astral curtiram cada momento que a viagem proporcionou, e naturalmente aconteceu a “Roda de Dança” durante a Festa do Branco, uma opção de divertimento oferecida pelo cruzeiro, como que em um movimento generoso, o grupo conduzido por Pri encantou aos presentes com a suavidade e beleza da dança.

O sonho foi concretizado, as mulheres elogiaram tudo, um grupo que se alinhou ainda mais durante a viagem e pretende criar novas oportunidades de estarem juntas.


 

_____________________________________________________________________________________________________

Casa de Massas Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Duque de Caxias
Telefone: 3863-3306

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________

Doce Sal

Endereço: Av. Juritis, 120
Telefone: (19) 93500-7234

_____________________________________________________________________________________________________

Universitária com transtorno do espectro autista treina o próprio cão de assistência

Giordanna Martins Bononi, de 20 anos, aluna da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas, leva Apolo para as aulas na Universidade, ao estágio no Hospital e até para as “baladas”, aumentando a sua inclusão e convivência social. A experiência positiva a incentivou a treinar outros cães para auxiliar pessoas com epilepsia e com síndrome de burnout e a pensar na possibilidade de utilizar esse dom como profissão.

No mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), vale destacar a história da universitária Giordanna Martins Bononi, de 20 anos, aluna do primeiro ano da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas. Diagnosticada com transtorno do espectro autista, Giordanna descobriu ter o dom para treinar cães de assistência para auxiliar pessoas com necessidades especiais ao trabalhar em uma ONG que adestra animais para pessoas com deficiência. Há dois anos, decidiu treinar Apolo, seu cão labrador, para ser um fiel companheiro nas 24 horas do dia e dar suporte nas crises de ansiedade e do próprio autismo. O cão alerta a estudante antes que as crises aconteçam e, quando elas ocorrem, Apolo faz terapia de pressão: ele sobe no colo de Giordanna e a mantém no lugar para que ela não se machuque. Desde então, Apolo a acompanha nas aulas e atividades da Faculdade instalada no Campus II da Universidade, no estágio no Hospital PUC-Campinas e “até nas baladas”, conforme conta. Apolo está sempre em treinamento. De acordo com as dificuldades que Giordanna enfrenta, ela ensina o cão a ajudá-la.

Aliás, como já trabalhava com o treinamento de cães, a decisão de Giordanna pelo curso de Terapia Ocupacional foi alinhada ao seu objetivo de obter mais conhecimento no processo de adestramento. Hoje, ela pode aproveitar mais a vida universitária e curtir as atividades próprias da idade. Apolo é o primeiro cão de assistência a frequentar a Universidade. A sua chegada, como acompanhante da universitária, foi cuidadosamente pensada e organizada pelo Programa de Acessibilidade da Instituição (ProAces). A experiência, tão positiva, a incentivou a treinar outros cães: um já foi treinado para auxiliar uma pessoa com epilepsia e outro, em adestramento, para assistir uma pessoa com síndrome de burnout. Esse dom já começa a ser usado para alavancar Giordanna na profissão. “Quando a Giordanna chegou com essa demanda, os primeiros passos foram entender como funciona a legislação para esse tipo de assistência e, depois, verificar em quais ambientes ela estaria na Universidade para analisarmos possíveis impactos com a presença do cão. E a inserção dela foi muito tranquila”, comenta Tatiane Andrietta, pedagoga em Educação Especial do ProAces da PUC-Campinas. Como o cão precisa estar o tempo todo focado em Giordanna para atender suas necessidades, o único senão é que as pessoas não interajam com ele enquanto estiver usando o colete que o identifica como cão de assistência. Às vezes, ela lhe “dá uma folga”, e ao tirar-lhe o colete, o libera para interagir com as pessoas à sua volta.

O processo, importante para a missão da Universidade de evoluir sempre preocupada com a pessoa humana, também é reforçado por Gisele Casacio, diretora da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas, que participa de todo o processo. “A entrada de uma aluna que faz parte do espectro autista e que tem um cão de assistência traz um ganho para a faculdade, para o hospital, para a equipe, para os pacientes e para a própria aluna, que entende o quanto ela é capaz de estar nesses locais e o quanto nós, como universidade, conseguimos adequar e facilitar o acesso, que é um direito de toda pessoa com deficiência”. “É importante abrirmos as portas para essa população, que está crescendo tanto. Nós preparamos a equipe para recebê-la e todos estão adaptados”, explica Fátima Brasileiro, coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital PUC-Campinas. “Espero que esse processo seja cada vez mais comum e que, no futuro, as pessoas aprendam mais sobre o autismo e tenham mais empatia. Nós não somos apenas uma deficiência, nós somos uma pessoa, um ser humano, que deseja ser tratado da mesma forma que todos”, reforça Giordanna.

Assessoria de Imprensa

Vera Longuini (19) 99771-6735 / Vânia Lys Vaccari (19) 99166-2215

redacao@ateliedanoticia.om.br / www.ateliedanoticia.com.br

Compartilhe
error: