Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castellani

Menos de 50 anos desde a abolição da escravidão no Brasil, Antonieta foi eleita a primeira mulher negra no cargo de Deputada Estadual. Até os dias de hoje, ela ainda ocupa o espaço de ser a única em Santa Catarina.

“Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços”, disse Antonieta de Barros em um de seus discursos no Congresso.

Antonieta, apesar de ter virado Deputada Estadual, nunca deixou de lado a sua primeira profissão: professora. Sua história a favor da igualdade por meio da educação a seguiu em todos os momentos de sua vida.

Além disso, serviu de inspiração para meninas e mulheres que tinham o sonho de chegar onde só ela tinha conseguido até o momento. Antonieta foi contra tudo o que esperavam dela e se tornou uma das pessoas mais inspiradoras do século 20.

O Dia do Professor foi criado por ela. Celebrado em território nacional, é muito mais do que uma data comemorativa, mas, sim, resultado da luta e da vida de uma mulher, filha de ex-escravizados, que sonhava com a educação como caminho para o futuro.

Fonte: Educa SC

 

15 de Outubro- Dia do Professor

E com esse pensamento, baseado nas diretrizes de grandes educadores, fica aqui nossa homenagem aos profissionais, nosso abraço e respeito, cumprimentamos a todos os professores representados por estes que estão nas fotos:

Professores da Escola Estadual Prefeito Caetano Munhoz.

 

Professores da Rede Única de Educação COC


Professoras Bilingue                                              Educação Infantil                                                                              Ensino Médio


Ensino Fundamental   I                                                                      Ensino Fundamental II

 

Homenagem divertida, mas muito significativa, copiada da rede social de Nelson Guinato:

Filho: Mãe.Mãe: – Diz.

Filho:  Porque é que as pessoas velhinhas têm o cabelo branco?

Mãe: Porque o Tempo é professor e tem as mãos cheias de giz.

Filho:  Mas o Tempo não escreve no quadro, mãe.

Mãe: Pois não, o Tempo escreve na vida de cada um de nós para nos ensinar até ao fim as lições que temos de aprender.

Filho:  E depois?

-Mãe: Depois sorri e passa os dedos cheios de giz pelo nosso cabelo, para que de cada aula dada se faça lição aprendida. São assim as lições de vida.

Feliz Dia do Professor!

 

 

“O Mundo Verde de Victória” é o décimo terceiro livro da escritora, que já escreveu romances, livros de contos e agora tem se dedicado aos livros infantis. Uma das preocupações da escritora é com o baixo índice de leitura no Brasil. Dados do Instituto Pró-Livro apontam que o Brasil perdeu quase 5 milhões de leitores em quatro anos, segundo a pesquisa Retratos do Brasil 2022. Quase metade dos brasileiros não lê e as crianças, em geral, lêem mais do que os adultos, mas vão perdendo o hábito com o passar do tempo.

De acordo com um artigo da Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics), que se dedica a melhorar a saúde e o bem-estar das crianças, a leitura tem importância relevante no desenvolvimento infantil por diversas causas:
– Aumento na qualidade do relacionamento das crianças com os adultos.
– Redução nos índices de violência infantil dentro de casa.
– Impactos positivos significativos no desenvolvimento cognitivo.
– Amadurecimento emocional e maior segurança psicológica.
– Ganhos no vocabulário das crianças.
– Aumento de empatia e da criatividade das crianças.
– Redução dos níveis de ansiedade e estresse.

A carreira da escritora infantil começou desta preocupação, de potencializar a leitura no Brasil e potencializar as crianças que nesta idade são mais estimuladas a ler, foi aí que surgiu a idéia em parceria com uma amiga nutricionista, de introduzir na leitura o universo dos alimentos coloridos e a alimentação saudável. Carol que pessoalmente adorar ler e foi estimulada desde a infância, também é mãe de dois filhos, o que facilitou a jornada por este universo.

A editora “Historinhas pra Contar” nasceu de um sonho: tornar o acesso aos livros infantis uma possibilidade para todas as crianças! Encontrar com a Carol Pepe foi uma união de propósitos.

Para proporcionar uma experiência de leitura acessível, repleta de afeto e propósito, eles encontram na tecnologia sua principal aliada. Por isso, o feed do Instagram deles é uma biblioteca digital gratuita, na qual histórias curtas, leves e divertidas ganham destaque e conectam crianças e seus mediadores por meio da imaginação. Cada história passa por uma criteriosa curadoria até se transformar em um livro infantil ilustrado, diagramado e revisado pela equipe e, então, é adicionado ao acervo no Instagram. Um processo divertido. Para ler, basta seguir no Instagram, escolher a história desejada e deslizar as imagens para o lado. É gratuito. Conte uma história hoje!

A editora soma + de 3 milhões de leituras únicas de livros, + de 1 milhão de famílias beneficiadas com acesso gratuito a livros infantis, + de 200 livros infantis publicados, + de 150 escritores beneficiados, + de 100 ilustradores parceiros e + de 78 mil seguidores no Instagram

O evento de lançamento de sua mais recente obra: “O Mundo Verde de Victória” irá ocorrer em Jaguariúna, no espaço Casa 3 Ateliê, no dia 28 de outubro, com entrada gratuita. Na programação, muitas atividades,  entre elas, feira de produtos de mulheres empreendedoras, oficinas, diversão e claro: muita contação de histórias e alimentação saudável.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Confraria da informação
Jornalista: Luciana de Almeida


Carol Pepe, escritora.


Carol Pepe ao lado da nutricionista Adriana Cidale, a parceira que inspirou o livro.

____________________________________________________________________________________________

Agro Motta & Dra. Rosangela Trani

Endereço: Av. Siqueira Campos, 120

 

Billy                                                       Ceci                                                  Léo                                                     Monalisa                                  Shakira

____________________________________________________________________________________________

Contação de Histórias no Bairro  Istor Luppi

Recorde de público, com aproximadamente 1000 pessoas, o contador de Histórias Jorge Barret envolveu as crianças no mundo mágico, usou música e criatividade.

As crianças  foram visitados pelos escoteiros, que doaram livros, e os alunos do Senac confeccionaram sacolas para que os livros fossem carregados.

Que venham mais eventos como esse, incentivando a leitura e a cultura.

____________________________________________________________________________________________

Ótica Look

____________________________________________________________________________________________
Love Story

Casamento destacada por sua originalidade. Realizando um grande sonho a noiva Gisele Celeste dos Santos Candida chegou ao espaço Cedro de helicoptero, sendo recebida pelo noivo Paulo Otávio Candido e demais convidados. Tudo foi perfeito seguindo no entardecer. A noiva, vestiu traje pelas mãos talentosas de Fernanda Bosso.
Aos noivos, nossos cumprimentos e desejo de felicidades.


Daminhas Natalia, Maria Eduarda e Emanuele. Pajens: Diego, Naua e Matheus.

____________________________________________________________________________________________

DermaClin

Endereço: Rua Rui Barbosa 477
Telefone: (19) 99641-3615

 

____________________________________________________________________________________________

Studio Cabelo & Estética

O abraço e agradecimento especial as professoras da CEI Carmella Faria Sartori

____________________________________________________________________________________________

Doce Sal

Endereço: Av. Juritis, 120
Telefone: (19) 93500-7234

 

Compartilhe
error: