Coluna Social, por Rita Castellani
08 de Setembro- DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO
Homenageando os profissionais que fazem a diferença na vida de todos, reproduzimos mensagem do Papa João Paulo II:
Por ocasião do trigésimo sétimo Dia Internacional da Alfabetização, saúdo todos aqueles que, sob os auspícios da UNESCO, dedicam a sua energia ao combate ao analfabetismo e encorajo-os a redobrar os seus esforços para aumentar a consciência sobre este flagelo que contribui para manter multidões de homens e mulheres na pobreza.
Qualquer pessoa privada da possibilidade de aprender a ler, escrever e contar vê-se gravemente prejudicada no seu direito fundamental à educação e, muitas vezes, não consegue ter acesso ao mercado de trabalho ou à Cultura.
Presto homenagem aos esforços já empreendidos por muitos Estados e organizações em favor de programas de alfabetização, particularmente no âmbito da “década internacional da alfabetização” recentemente lançada pelas Nações Unidas, e espero que a comunidade internacional se mobilize, implementando novos planos de luta, especialmente com as populações em zonas de conflito, e a favor das mulheres e crianças que são particularmente vítimas deste mal. Convido as diversas organizações da Igreja Católica que trabalham na luta contra o analfabetismo a prosseguirem e a intensificarem os seus esforços.
Sobre todos os que estão empenhados nesta nobre missão de promoção das pessoas e dos povos, ao serviço de toda a humanidade, invoco as bênçãos do Todo-Poderoso
3 de setembro de 2003
JOÃO PAULO II
(Documento da Missão Permanente da Santa Sé junto à UNESCO )
Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.
E trazendo a homenagem para nossa terra, citamos duas professoras que com amor, carinho, paciência e dedicação, além de sorriso magnífico, desempenham com maestria a importante missão de alfabetizar. Seguem os relatos das educadoras, ambas funcionárias da Rede Única de Educação COC.
Loide Delalana
Meu nome é Loide Delalana, iniciei minha trajetória no mundo da alfabetização no ano de 2014, quando ainda trabalhava como professora concursada em uma escola municipal de Itapira.
Em 2018 iniciei no COC Itapira em um 1º ano, a princípio seria somente para esse ano, pois no ano seguinte a intenção era de me colocar em outra série, porém assim como eu fui me descobrindo e amando cada vez mais essa fase cheia de descobertas, curiosidades, desafios, afeto… minhas superiores também observaram em mim qualidades essenciais para permanecer como professora alfabetizadora, foi então que permaneci no 1º ano.
No decorrer desses anos fui me aperfeiçoando e buscando aprender cada vez mais, no dia a dia há uma troca muito grande entre alunos e professora, e posso garantir que da mesma forma que ensino, também aprendo, cada aluno é diferente, e com a convivência é possível reconhecer cada “carinha”, se estão bem ou não em determinados dias e essa atenção faz com que eles se sintam acolhidos e tenham em mim uma professora e amiga.
Tudo se renova a cada ano, pois as turmas são diferentes em tudo, com isso tenho a oportunidade de aprender mais e mais.
Posso afirmar que sou realizada e muito feliz com meu trabalho, faço o que amo e tenho autonomia para ser quem eu sou, em alguns momentos “moleca e brincalhona”, as vezes mais séria e firme, também “mãezona carinhosa”… e assim vou me descobrindo a cada dia, com certeza sou abençoada.
Sou imensamente grata e feliz por fazer parte da família COC Itapira, que me acolheu e faz uma grande diferença em minha vida.
FERNANDA MARCATTI BACCHIN
No ano de 2007, iniciei como professora de Educação Infantil na Escola Interativa, trabalhando primeiramente na creche e na sequência nos anos finais, no Infantil 5. Nesta sala com crianças de 5 anos, eu já começava a preparar os alunos para os primeiros anos do fundamental 1, sendo assim, eu já os alfabetizava. Foi nesta sala que eu fui me apaixonando pela alfabetização, aprendendo e me interessando cada vez mais por aquele mundo de descobertas que os pequenos iniciavam. Em 2015, quando a escola foi vendida para o Coc, a diretora que já acompanhava o meu trabalho, me ofereceu uma sala de 1º ano no Ensino fundamental 1, pois dizia que o meu perfil era para os 1ºs anos do fundamental e que eu realizava com muito empenho e satisfação este trabalho.
E assim, fui me aprimorando, me aperfeiçoando a cada dia, sempre buscando novos desafios e realizações. A cada ano conhecendo novas turmas, novos alunos, acolhendo e criando vínculos no início do ano, se apaixonando no decorrer do ano e se acabando em lágrimas nas despedidas dos finais de ano. Adoro também quando somos chamadas pelos alunos de “mãe”, de “vó” por engano, é muito bom. E é muito gostoso tudo isso, com um amor tão grande que já não me vejo em outra profissão, pois como todos dizem, que não vemos a hora de chegar as férias para descansar, mas depois não vejo a hora de voltar à rotina de ver as crianças, as colegas de trabalho, de ver a escola viva, amo tudo isso.
Neste meio tempo, também trabalhei na escola pública da Prefeitura de Itapira, na qual obtive muitas experiências no âmbito da alfabetização, sendo outra realidade.
Não poderia deixar de citar o maior desafio de todos eles, em 2.020 a “Pandemia”, alfabetizar à distância, online, num misto de medo e incertezas, com tudo novo e diferente no mundo da tecnologia, foi surreal. Mas sobrevivemos!!! No final do ano estavam praticamente todos alfabetizados e o mais incrível, escrevendo com letra cursiva! Palmas para todas nós.
Agradeço imensamente à Deus, aos meus alunos, às famílias e a Rede Única, pela oportunidade e carinho de todos esses anos.
__________________________________________________________________________________________________
Agro Motta & Dra. Rosangela Trani
Endereço: Av. Siqueira Campos, 120
Billy Hugo
__________________________________________________________________________________________________
Bazar Quintal do Chiquinho
O último Bazar foi direcionado em prol a cirurgia e gastos de internação e pós cirúrgico do Pitter.
Ele tinha tutor, porém como uma maioria dos cães ele saia na rua e infelizmente em uma dessas saídas ele foi atropelado , fraturando a bacia em dois lugares e o fêmur , ele ainda está em recuperação fazendo fisioterapia, o tratamento e o restante está sendo pago através das ações sociais , rifa , pizza e o bazar. Agora segue em lar temporário. Serão feitas novas ações para continuar o tratamento.
__________________________________________________________________________________________________
DermaClin
Endereço: Rua Rui Barbosa 477
Telefone: (19) 99641-3615
__________________________________________________________________________________________________
Adriana e Dú Colferai
Vivas ao casal Adriana e Du, comemoram aniversário de casamento em grande estilo, saindo do corre do dia a dia e curtiram em contato com a natureza. Desejamos muito amor e cumplicidade.
Alguns momentos do casal. (fotos arquivo)
__________________________________________________________________________________________________
Ótica Look
__________________________________________________________________________________________________
Aniversários
Silvana
Parabéns a Você para Silvana Domingues. Mulher guerreira, formou família linda com o marido Décio e os filhos Danilo e Denis. Sempre de bem com a vida comemorou o aniversário dia 06 também com os amigos de Monte Sião, aonde tem comercio. Felicidades Silvana.
Aurea
Os abraços foram também para Aurea Regina Mitestainer, comemorou idade nova dia 06, com o marido Paulo e o filho. Aurea e Paulo curtem a vida, organizam bailes, festas e divertem se juntos, assim também comemoraram as primaveras dela.
__________________________________________________________________________________________________
Doce Sal
Endereço: Av. Juritis, 120
__________________________________________________________________________________________________
“LAS TRÊS COCINAS” É SUCESSO NA VILA GASTRONÔMICA
Na véspera do feriado, os aromas e sabores dos pampas invadiram a cidade. A alta gastronomia de Brasil, Uruguai e Argentina foram evidenciadas no evento ” Las Três Cocinas”, promovido pela Vila Gastronômica. O primeiro de uma série de encontros onde os sabores de países diferentes se completam em uma verdadeira alquimia dos sentidos, autênticas gastro experience. Idealizada pelo médico e entusiasta em gastronomia Marcelo Cesto, o evento contou com a expertise de outro entusiasta do assunto Bruno Stolf. Durante o evento foram apresentados pratos especiais que encantaram os presentes, trazendo os principais ícones em sabor da culinária dos países envolvidos. Música e cenografia completaram a noite, regada a uma seleção de vinhos especialmente elaborada pela Éden Wine vinho e gastronomia, empresa do sommelier Aimberê Dantas, responsável também pela adega da Spasso Sabores. Aguardem, vem muitas novidades singulares nos próximos meses……….