Coluna ‘Conversa de Botequim’: Bar do Toninho
Atendendo a pedidos de muitos boêmios da cidade, a partir desta semana trazemos de volta a coluna ‘Conversa de Botequim’, espaço que tanto sucesso fez na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense.
Para marcar o retorno de forma triunfal trazemos o lendário Bar do Toninho, estabelecimento pra lá de aconchegante que fica bem em frente à pracinha da Vila Bazani.
O local por si só já é um chamariz para quem gosta de tomar umas e outras tendo ao lado uma rapaziada animada.
Por estar rodeado de frondosas árvores, o bar recebe aquela brisa fresca ao longo do dia, o que vem a ser mais um motivo pra tomar aquele ‘suco de cevada’ trincando de gelado.
O dono do lugar é Antônio Aparecido Roberto que está por trás daquele balcão há 32 anos: “vai completar 33 anos em setembro, mas antes de vir pra cá já tive outros dois bares”, lembrou.
Toninho teve bar em dois locais pra lá de famosos em Itapira, um na rua José Bonifácio no lugar onde existiu o ‘Bastião Bar e Pizzaria’ e outro na esquina das ruas Manoel Pereira e da Penha, na esquina da igreja Santo Antônio, onde hoje funciona o ‘Bar do Lei’.
Na Vila Bazani ele montou o seu bar junto com o irmão Ismael, que já não está mais entre nós. O prédio existe há uns setenta anos desde a época do Alcides e depois abrigou bares do Claudio Lanches, Claudio Martins, Zito Peraro, Didi da Eletrogel, entre outros.
“Aqui vem gente da cidade inteira, a maioria com idade acima dos 40 anos, mas vem jovem também, mas é minoria. A turma gosta de assar uma carninha aí na pracinha, tem até churrasqueira”, disse o comerciante.
Além das cervejas estupidamente geladas, o Bar do Toninho tem uma vasta carta de destilados e ainda monta um drinque conforme o gosto do freguês: “uns gostam de cuba, outros de uma caipirinha de pinga e limão, vai do gosto né”, destacou Toninho.
Para acompanhar as bebidas, o point oferece porções de mussarela, salame, amendoim, presunto, entre outras. Sem contar os tira gosto, como pasteis por exemplo, que ficam quentinhos na estufa.
O carismático Valdomiro Galinha, morador ilustre da Vila Bazani, estava pelo bar trocando um dedo de prosa com outros amigos que passam por lá diariamente.
“Eu fui o que mais ficou com bar aqui, e me orgulho muito disso. É aqui que vivo há mais de três décadas e é daqui que criei meus dois filhos”, disse Toninho.
Serviço
Bar do Toninho
Rua Major João Manoel, 791 – em frente à pracinha
Bairro: Vila Bazani
Funcionamento: todos os dias das 06h às 12h; das 15h às 20h.