Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 28 de Março

 Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

Vacina para todos – Nesta sexta-feira (26), o governador João Doria anunciou a vacina Butanvac, que será totalmente produzida com tecnologia do Instituto Butantã, sem depender de importação de insumos, nem pagar royalties, além de ser muito mais barata. Com o pé no chão, esclareceu que foi solicitado à Anvisa pedido para realização dos testes.

Prestígio é para quem tem – O governador convidou para o almoço de sexta-feira, dois secretários e um deputado estadual. Aproveitou a oportunidade para comemorar o anuncio da vacina Butanvac. Alguém advinha qual foi o deputado convidado? Quem cravou Barros Munhoz, bingo!

Questão de competência – Entra governo, sai governo, a opinião dos governadores é a mesma. Barros Munhoz é um deputado respeitado por todos os partidos, tem alto índice de articulação, quando a proposta é impopular, mas necessária, ele banca e faz de tudo para melhorar. Ou seja, um deputado diferenciado.

Amor velho – O deputado Barros Munhoz mostrou mais uma vez os seus olhos especiais para Itapira ao buscar e anunciar a reserva de respiradores e garantir recursos para que o HM mantenha o bom nível de atendimento de Covid em nossa cidade.

A César o que é de César – O prefeito Toninho Bellini, na “Live” de quinta-feira (25), disse que o PS-Covid está mais organizado na administração dele. “ Agora tem senha! ”, exclamou. Mas o prefeito se esqueceu de dizer quem foi que comprou a máquina de gerar senhas: o prefeito Paganini.

Não usou, por quê? – O leitor atento talvez pergunte. “Se Paganini comprou a máquina de gerar senhas. Por que ele não usou? ” A resposta é simples. O número de atendimentos, felizmente, era baixo. Não precisava de senha. Precavido e imaginando que a média poderia aumentar, o importante era estar preparado, usar quando fosse realmente necessário.

Lanche na fila – Na “Live”, Toninho deu como uma grande notícia que está servindo lanche para aqueles que aguardam na fila de espera, ressaltando que isso não acontecia na administração Paganini. Ele só se esqueceu de dizer o motivo da necessidade de servir um lanche.

Oito horas – O motivo é que a média de atendimentos aumentou, o tempo de espera pode chegar a oito horas em alguns dias. Obviamente, servir um lanche é o mínimo que a atual administração pode fazer. Mas além do lanche, o correto seria aumentar a equipe o suficiente para que a espera não seja tão grande.

Equipe completa – Na administração Paganini, além da média diária de atendimentos ser, felizmente, menor, a equipe estava dimensionada para atendimento rápido e eficiente. A orientação básica era de reter as pessoas o menor tempo possível na área de atendimento.

Para ficar claro – A coluna não está atribuindo à atual administração a responsabilidade pelo aumento de casos que segue a tendência nacional. A coluna está cobrando contratações para que todos sejam rapidamente bem atendidos.

Coisa feia – Ficou muito feio para o prefeito ao dar a sensação de que Paganini deixou só sete UTI’s Covid em funcionamento e que teria sido ele, Toninho, quem conseguiu ampliar para quinze. Para ser honesto, ele deveria ter explicado que só conseguiu credenciar rápida e novamente as oito UTIs depois de comprovar o aumento da demanda.

Quem sabe, sabe –Todos os médicos, enfermeiras e funcionários do HM sabem que Paganini deixou montadas e em funcionamento quinze UTIs Covid, oito foram descredenciadas por um ato normal e simples da DR São João, com base na baixa demanda.

Resumindo – Se Deus quiser, assim que a demanda diminuir, o HMI voltará a ter algumas UTIs novamente descredenciadas. Descredenciar, significa deixar de ser mantida com dinheiro repassado pelo governo.

Quem avisa, amigo é 1 – Bellini informou na “Live” que este mês Itapira receberá a última parcela de R$ 1.400.00 para manutenção das UTIs repassadas pelo governo do estado. Informou que a partir de abril usará os repasses do Governo Federal.

Quem avisa, amigo é 2 – Tomara que seja diferente, mas o prefeito deve ficar esperto. Na administração Paganini houve tal promessa e nada aconteceu! Não fosse o governador atender ao pedido do deputado Barros Munhoz, Itapira teria passado maus bocados.

Covidão – Os moradores do Parque Santa Bárbara não estão gostando nada, nada do apelido que a administração Bellini vem rotulando o bairro. Na live de quinta-feira, novamente, o termo Covidão foi usado. Para um morador enfurecido, Bellini tem que trabalhar e evitar aglomerações em qualquer lugar da cidade.

Compartilhe
error: