Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 27 de Fevereiro

Vou te contar. Desde quarta de manhã rola o maior babado na “prefêdoTB”: as orelhas de uma certa parede do paço municipal ouviram um corre-corre danado, a conversa era sobre algo publicado na Internet.

Conta, conta…  Parece que era uma tal “Chapa não sei o quê”, que falava algumas coisas do nosso alcaide. Nada ofensivo, diziam eles, mas tinha a ver com a postura municipal em relação à Covid e que o prefeito não estava dando muita atenção. Tipo: deixava correr!

E o que mais? A intriga era se valia a pena o prefeito dar as caras e tomar algumas providências imediatas ou se deixava tudo como estava. Resumo: o “prefê” fez uma manifestação nas redes sociais e determinou ação enérgica para conter os comerciantes abusados.

Não parou aí! Pois é. Nesta quinta-feira de manhã, o rolê era se o prefeito deveria participar da Live sobre a situação da Covid em Itapira. Sabe como é, uns achavam que deveria, outros não, até que resolveram acrescentá-lo na Live, de última hora.

Blá, blá, blá…  Na Live, o prefeito resolveu aproveitar a oportunidade para tratar de assuntos não pertinentes à Covid. Resolveu fazer o comercial dele. Nada errado, mas será que era oportuno? O deslize passaria em branco se as dúvidas da população tivessem respostas firmes e esclarecedoras. Não tiveram!

Só rezando. Diante do agravamento da Covid em nossa cidade e a possibilidade de todos os leitos de UTI serem lotados, o prefeito pelo menos foi sincero, disse que Itapira não tem plano específico e nem meios para enfrentar um possível agravamento.  Completou que espera contar com colaboração da população em seguir as regras de isolamento e distanciamento.

Está certo! Numa pandemia, se a população não fizer a parte dela, o vírus se dissemina assustadoramente e pode colapsar a rede hospitalar. Ocorrendo o mesmo na região, quem poderá nos defender?

Crii! Crii! Crii! Alguns questionamentos da população, durante a Live, o prefeito não respondeu. Um deles se refere ao fato de que Itapira, desde janeiro vem aumentando o número de óbitos em investigação. Em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, por exemplo, zero, um, no máximo dois. Em Itapira, desde janeiro está alto, batemos os 12 casos. Tem algo muito estranho…

Mais silêncio. Nesta quinta-feira, foi confirmado o 61º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no dia 7 de janeiro. Um resultado que levou 48 dias para ser divulgado. Será que é preciso todo esse tempo para dar uma notícia que a família tanto espera? Pode haver uma boa justificativa, mas não custava esclarecer, não é verdade?

Menomale. Para não dizer que nada foi feito concretamente, foi decretado nesta sexta-feira, algumas medidas restritivas de funcionamento de estabelecimento e circulação de pessoas em Itapira. Nada novo, na cola do governador João Dória.

Lockdown. O prefeito de Mogi Guaçu deu um passo à frente do governador do Estado. Proibiu, por sete dias, a circulação de pessoas e veículos em vias e espaços públicos, salvo situações de urgência ou devidamente justificadas. Até os supermercados foram atingidos.

Fiscalizar é preciso. Lamentavelmente, nem todos os comerciantes colaboram com as medidas sanitárias. Por isso, a fiscalização deve atuar. Mas nesta quarta-feira chamou a atenção o como a responsável pelo setor tratou alguns comerciantes.

Bibi Perigosa. A “fiscala”, ao que parece, deve estar assistindo muito a novela das 9 da Rede Globo e se sentindo a própria ‘Bibi Perigosa da Baixa Mogiana’. Populares testemunharam a forma truculenta como ela chegou nos estabelecimentos protegida por 10 guardas municipais.

Desrespeitar não é preciso. A moça aos berros, foi com o dedo na cara dos proprietários. A moçoila dava tapas no balcão, aprontando o maior banzé. Quem viu a cena desaprovou. Calma Bibi, calma!!! Resta saber se o desrespeito é da autora ou foi determinação superior.

Vacina na lista Apesar dos esclarecimentos oficiais, a população continua desconfiando que a vacinação em Itapira pode estar seguindo caminhos tortuosos. É a tal história, quando falta transparência, a imaginação cresce. Será que os vereadores vão liberar a lista dos vacinados ao público ou será que ela poderá ser comprometedora?

Sempre atento. O vereador André Siqueira acompanhou nesta quarta-feira os trabalhos da nova equipe de roçagem e limpeza contratada pela Prefeitura para ajudar na manutenção dos parques, das praças, das áreas verdes e estradas rurais.

É isso mesmo! A Prefeitura ciente da alta demanda por esse serviço nessa época do ano, não teve dúvidas, terceirizou acertadamente a mão de obra especializada.

Nos trinques? Mas o que chamou a atenção, é que o vereador André Siqueira, passou a fazer as vezes do prefeito, conferindo os serviços, passando orientações, chamando a atenção dos chefes de turma e de tarefas, enfim, contribuindo para que os serviços sejam realizados a contento.

Incomodo. Que o vereador vem despertando ciumeira generalizada, isso não é mais notícia. Mas começa a circular que o André, rapidamente, está assumindo o papel do prefeito de fato, enquanto o prefeito de direito, não sai da toca. Já circula que em tem muita gente incomodada, principalmente, entre vereadores e secretários.

Destino. Parece que Itapira é especial, terminamos uma administração Munhoz e Paganini, entramos na André e Toninho. Pelo menos, ninguém, de agora, poderá dizer que está no jogando desfalcado. No apito final, com ou sem VAR, os gols serão comparados.

Compartilhe
error: