Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 11 de Abril

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

Amigo de longa data – O deputado Barros Munhoz é conhecido por cultuar grandes e velhas amizades desde os primórdios da sua vida pública. Manteve, por exemplo, laços fraternos com Paulo Egydio Martins, dos tempos que ele era governador até a sua morte em fevereiro deste ano.

De pai para filhos – Nesta sexta-feira, por volta das 18h, este colunista presenciou uma ligação que muito emocionou Munhoz. Era Marcos, um dos filhos de Paulo Egydio, tecendo elogios à atuação dele como deputado, rememorando histórias contadas pelo pai e mandando afetuosos abraços da mãe Dona Lila e dos irmãos.

Amizade à parte – Paulo Egydio entrou para a história por sua postura inesperada e corajosa frente aos assassinatos de Vladimir Herzog e Manuel Fiel Filho, mortos nas dependências do 2º Exército. Ele abraçou a corrente da redemocratização. Pela vontade de Geisel, Egydio teria sido o sucessor dele. Apesar de pertencer ao partido governista, apoiou o movimento pela “anistia ampla, geral e irrestrita”, bandeira erguida pela oposição.

Ameaça no Zap – A situação não está nada boa para o prefeito Toninho Bellini. Circula pelas redes sociais alguns áudios, aparentemente, da iniciativa de perueiros, conclamando a categoria para resolver os problemas com violência. Itapira deve reprovar e repudiar qualquer ato violento contra o prefeito ou qualquer ser humano. Gente resolve pendências com conversa.

Primeiro erro – Diante das ameaças e da repercussão dos áudios divulgados, rapidamente viralizados, Bellini foi às redes sociais justificar seus atos contra a liberação geral da atividade econômica na cidade, atribuindo restrições impostas pelo Plano São Paulo e pelas determinações judiciais. Ele deveria ter dado transparência no que ele pensa sobre o assunto.

Segundo erro – Os perueiros, por causa da pandemia, estão sem trabalho. Muitos não estão conseguindo colocar alimentos dentro de casa. O prefeito poderia ter recebido a comissão para conversar. Poderia ter encontrado alguma forma de lhes garantir um mínimo necessário para a sobrevivência. Afinal, Bolsonaro garante que mandou muito dinheiro para as prefeituras. Sobre esse assunto, ele não deu um piu.

Um dos perueiros questionou: – Por que o prefeito não fez com a gente o mesmo que ele fez com a ETCOTUR? Pelo que fiquei sabendo, o pagamento por quilometro é alto, para nós ele pagaria muito menos. Por que ele deu preferência a uma empresa de fora que usará os motoristas de Itapira, pagando mal e levando o lucro para o município deles?

Bancada do amém? – Outro áudio que circula é o da presidente da câmara, Beth Manoel. Ela se dirige ao “Diego”, explicando ter sido enganada. Pede desculpas por ter assinado um documento sem ler, achando que os recursos seriam destinados aos perueiros.

Agora, a Inês é Morta – Quando a Beth percebeu – e ela diz isso no áudio – que o documento era para beneficiar apenas as empresas que transportam alunos da rede municipal, o bonde já tinha passado. Os perueiros ficaram de fora. Será que é sempre assim, os vereadores assinam e votam sem saber o que estão assinando ou votando?

E o que uma coisa… – Algumas pessoas estão atribuindo o start da fúria dos perueiros contra Toninho Bellini, depois que esse “Diego” distribuiu o áudio da Beth para os companheiros. A categoria que já estava insatisfeita com o prefeito, por se recusar a recebe-los, atribuiu à aprovação do projeto onde eles foram excluídos ao chamado “passa-moleque”.

Tem a ver com a outra?  – Para alguns situacionistas, a atitude da Beth Manoel foi friamente calculada. Foi a forma que ela encontrou para mandar um recado ao prefeito municipal de que com ela, daqui para frente, vai ser diferente. Avaliam que a vereadora não se conformou ao ver o colega Luan emplacar o pai como secretário e ela ser preterida.

Campanha devagar – Já está fazendo quase um mês que Toninho Bellini lançou o Hospital de Campanha. E nada! Só para lembrar, em dois meses a administração Paganini/Munhoz reformou o hospital inteiro e fez vários aparatos auxiliares esperando pelo pior. O pior chegou agora, Itapira está preparada?

Pediu vistas – O vereador Leandro Sartori pediu vistas aos projetos que preveem incentivos para sete empresas. Foi o suficiente para enfurecer os situacionistas de plantão. Já começaram a desqualificar o único vereador que está lendo e estudando os projetos. Os demais, ao que parece, apenas obedecem ou se omitem.

O Leandro está certo – Para quem não leu os projetos apresentados, ele peca como matéria legislativa. Os projetos são totalmente inadequados para os fins propostos. Falta transparência. Ainda não se sabe, quem vai ganhar muito com essa história. Será uma vergonha para o legislativo em caso de aprovação. Será uma dor de cabeça para o Executivo, se o MP entrar na parada.

Copiar e colar – Para quem leu os 7 projetos apresentados pode perceber que o recurso famoso de copiar e colar voltou a fazer parte dos procedimentos jurídicos da prefeitura. Neles, por conta dessa facilidade, erros poderão ser encontrados.

Paganini na ativa? – Não se sabe se é saudade do Mestre ou é pura incompetência, olhares atentos observaram que no Jornal Eletrônico 1.173, de 29/03/2021, estão publicados todos os relatórios referentes ao bimestre janeiro e fevereiro de 2021 com nome de JOSÉ NATALINO PAGANINI como Prefeito Municipal.

Tem cabimento? – Os relatórios publicados em nome de Paganini são: Execução Orçamentária, Demonstrativo por Função e Subfunção, Demonstrativo de Aplicação na Educação, Demonstrativo de Aplicação no Ensino, Demonstrativo de Aplicação na Saúde, Demonstrativo de apuração da Receita Corrente Líquida, Demonstrativo de Receitas e Despesas Previdenciárias, Demonstrativo dos Restos a Pagar, o Resultado Nominal sem e com o Regime Previdenciário e Resultado Primário.

Cadê o tomógrafo? – Alguém da Prefeitura precisa explicar de verdade o porquê de até agora o tomógrafo não ter sido comprado. O deputado Totonho Munhoz deixou R$ 800.000,00 na conta da Prefeitura em 18 de dezembro passado e até agora nada. Enquanto isso todo mês sai dos cofres R$ 50.000,00 para pagar aluguel do equipamento. Haja politicalha.

Oportunista, sempre – Toninho Bellini tentou dar uma de herói do abastecimento ao anunciar acordo com ceramistas e agricultores no que diz respeito à retirada de água das cavas/tanques em época de seca. Chamou alguns empresários e fez o maior auê. Só esqueceu de falar que de inédito não tia nada a atitude do alcaide. Em 2014 o ex-prefeito Paganini já havia feito um acordo com estes mesmos empresários e agricultores, tanto é que em novembro de 2020 o tanque da Fazenda Santa Bárbara foi usado para a retirada de água para ajudar no abastecimento da cidade. Vai ser cara de pau assim lá na arquibancada do Chico Vieira hein Bellini!!!

Alguém duvida?? – Pode esperar que assim quando foro ocorrer a entrega da nova escola Isaura da Silva Vieira, Toninho Bellini vai falar que foi ele quem conseguiu o moderno prédio, mesmo a obra tendo começada em 2020. Alguém duvida????

Mais atraso – O ex-prefeito Paganini deixou assinada em dezembro de 2020 a ordem de serviço para a construção do novo coletor tronco da avenida dos Italianos, além de dinheiro. A programação estava para ter início das obras em 10 de janeiro, mas, sabe-se lá porque, começou apenas em março. É atraso em cima de atraso.

Falando nisso… – A escola Isaura da Silva Vieira já era pra ter sido entregue. Mais atraso.

A ver navios – Pelo visto os perueiros autônomos vão levar chapéu do prefeito-boleiro. Vamos aguardar.

Compartilhe
error: