Gazeta Itapirense

Coluna ‘Chapa Quente’ – 03 de maio de 2021

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

PL em alta – Enquanto o folheto assinado pelo PL não foi nada bom para o prefeito Toninho Bellini, ao mostrar a total falta de ação da atual administração, para os dirigentes do Partido Liberal o documento foi mais longe do que eles próprios imaginavam. Receberam elogios e adesões dos quatro cantos da cidade.

Deu algum resultado – Mas a mais importante missão do folheto foi provocar mudança de postura no prefeito Toninho Bellini, para o bem de Itapira. O prefeito começou a se mexer atendendo ao pedido do folheto. Tomara que não fique só no ameaço.

Marasmo – A desculpa do prefeito Toninho Bellini para justificar o marasmo da administração nos primeiros 100 dias de governo foi que ele se dedicou inteiramente à pandemia. Para mostrar que uma coisa nada tem a ver com a outra, o PL matou a cobra e mostrou o pau.

É só comparar – Em publicação no Facebook, o PL está comparando as ações dos prefeitos de Espirito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu e Mogi Mirim realizadas além da Covid-19. Considerando que a Covid esteve presente, muito agressivamente, nesses municípios, a comparação atesta a inoperância total da administração Toninho Bellini. A desculpa não colou!

Para Itapira, nada! – Segundo as comparações publicadas no site do PL, enquanto Itapira não anunciou nenhuma ação da atual administração, nos primeiros 100 dias de governo, Espirito Santo do Pinhal concretizou 36; Mogi Guaçu 28 e Mogi Mirim, 33. Há desculpas para tanta diferença?

Para conferir – As ações dos prefeitos das três cidades de nossa região estão publicadas e disponíveis nas redes sociais das respectivas cidades para quem quiser conferir. É uma pena Itapira ficar para traz em tão pouco tempo. Tomara que o prefeito acorde, como pede o PL.

Sem rumo – O prefeito Toninho Bellini, mais uma vez, mostra que politicamente está mais perdido que cachorro em dia de mudança. Surfou na onda bolsonarista, colocou o vice no PSL, se mostrou afastado dos antigos amigos do PT, mas, de vez em quando, mostra seus amores às más iniciativas dos governos petistas.

ONG 1 – O poder executivo acaba de encaminhar para a Câmara Municipal o Projeto de Lei 30/2021 que permitirá a criação de Organizações Sociais, qualificando pessoas jurídicas, “sem fins lucrativos”, cujas atividades sejam dirigidas ao Ensino, à Pesquisa Científica, ao Desenvolvimento Tecnológico, à Proteção e Preservação do Meio Ambiente, à Cultura e à Saúde.

ONG 2 – O PL 30/2021 nada mais é do que a abertura para criação de Organizações Não Governamentais, as chamadas ONGs, “sem fins lucrativos”, que acabam assumindo as funções do município, executando programas dentro das atividades previstas.

ONG 3 – Para quem não se lembra, o governo petista fez a mesma coisa, repassando quase 10 bilhões de reais para as ONGs “sem fins lucrativos”. Muitas delas, de fachada, usadas para desviar recursos públicos. Outras, prestavam alguns serviços, mas parte dos recursos era destinada para outras finalidades.

ONG 4 – Era ONG que não acabava mais. Todas criadas em gabinetes de governo, com a garantia de repasse de verbas. Uma delas foi criada para inserir 260 mil jovens por ano no mercado de trabalho, mas divulgou ter capacitado apenas 62 mil, sem apresentar qualquer prova dessa capacitação, mas recebeu milhões de reais.

ONG 5 – Outra, bem conhecida dos itapirenses, foi a ONG Bola pra Frente, da Karina, ex-jogadora de basquete, ligada ao PCdoB que chegou receber outros milhões de reais do Ministério dos Esportes. Recebeu mais do que muitos Estados e mais que o total recebido pelas prefeituras paulistas contempladas com recursos federais. A ONG foi acionada pelo Ministério Público. Itapira estava entre as cidades conveniadas, quando Toninho Bellini administrou a cidade pela primeira vez. Parece que valeu a pena!

ONG 6 – Enquanto as ONGs do PT eram direcionadas para questões sociais, as ONGs do Toninho Bellini terão outros direcionamentos, como por exemplo, o setor da Saúde. E sabe o que isso significa? Intenção de privatizar o Hospital Municipal, por exemplo?

ONG 7 – Para quem não ficou sabendo, a maioria das denúncias de corrupção envolvendo a área da saúde, inclusive durante a pandemia, tinha uma Organização Social, como esta que Toninho Bellini quer criar.

Impeachment – O governador Wilson Witzel foi o primeiro governador a ser afastado do Rio de Janeiro acusado de comandar esquema de corrupção na área da saúde. Witzel foi denunciado pela PF por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Onde estava o foco da corrupção? As Organizações Sociais!

Outras intenções 1 – Há quem diga que as intenções da administração Toninho Bellini, com a criação de ONGs, seria driblar as dificuldades orçamentárias e imposições do Ministério Público quanto à contratação de pessoal. Com as ONGs, tudo ficaria mais fácil para que ele pudesse cumprir com os compromissos da campanha eleitoral e abrir as portas para os amigos.

Outras intenções 2 – Há quem diga, também, que as intenções mais maquiavélicas e muito mais caras, ajudar nos compromissos firmados com alguns médicos da Santa Casa. Isso seria o fim da picada.

Não sei. Não li! – Será que os vereadores vão aprovar o PL 30/2021 sem saberem o que estão votando para, depois do leite derramado, dizerem foram na conversa de alguém, que votaram sem ler, sem discussão profunda? Trata-se de uma votação que poderá impactar no pior dos sentidos, o futuro de Itapira. Por isso, todo cuidado é pouco.

Para pensar na cama – Vereador que votar o PL 30/2021 do jeito que está, colocará seu nome na pior lista de maus vereadores da história de Itapira e será cobrado, por isso, até o final da vida. Que coisa triste!

Ninguém aprova… – Continua pegando muito mal a indicação do Zé Maria como Secretário da Agricultura e Meio Ambiente. E quem está dizendo não é a natural oposição, mas os mais próximos do gabinete palaciano. O descontentamento é geral diante da notória falta de conhecimento do Zé Maria para a pasta, evidenciando uma escolha impensada e essencialmente política com repercussões negativas nas ações da administração.

Toninho supera Toninho 1 –  Da primeira vez, em 2005, como foi eleito no susto, foi considerada normal a baixa qualidade dos secretários nomeados. Afinal, se uns não eram amigos de futebol ou de pescaria, eram importados em atenção aos pedidos políticos de prefeitos de outras cidades. Deu no que deu. Surfou nos melhores anos da economia brasileira, mas sofreu derrota avassaladora quando tentou eleger o sucessor em 2012.

Toninho supera Toninho 2 – Agora, em 2021, Bellini se superou. Até agora não preencheu todos os cargos do secretariado, fundamentais para bem administrar a cidade e, entre os nomeados, conseguiu a façanha de colocar na prefeitura uma equipe muito pior quando comparada aos mandatos anteriores dele. O que será de Itapira, minha gente?

Compartilhe
error: