Gazeta Itapirense

Coluna ‘Botequim’: Bar do Guerino, o lugar onde a história nunca acaba

A partir desta semana A GAZETA irá retomar a coluna ‘Botequim’, espaço etílico que fez muito sucesso no jornal impresso e que voltaremos devido ao pedido de vários leitores.

Para reinaugurar esta coluna nada mais justo do que trazer um pouquinho da história do boteco que deve ser o mais antigo da cidade, o Bar do Guerino.

Situado na rua do Cubatão, o estabelecimento carrega mais de 80 anos de história, quando ainda era um armazém de secos e molhados comandado pelo comerciante Guerino Brianti.

O tempo passou e seu filho, Guerino Aparecido Brianti, assumiu o posto do pai e transformou o antigo armazém no bar que hoje é considerado um dos mais charmosos da cidade.

Quem vai ao Bar do Guerino mergulha na história da cidade, com recortes de jornais antigos, coleção nostálgica de rádios, bebidas das mais variadas e aquela ‘loira gelada’ sempre à espera de um apreciador.

Guerino e com duas garrafas preparadas para o próximo ‘fecha corpo’

“Com o crescimento dos supermercados, vi que era a hora de parar, e resolvi transformar em bar o antigo armazém. Graças a Deus deu certo, e estou por trás deste balcão há mais de 40 anos”, contou o simpático Guerino.

Porções de frios, salame artesanal dos Bazani e vários belisquetes fazem parte do cardápio para acompanhar a bebida preferida. Destaque também para a linguiça que é seca naturalmente dentro de uma caixa de madeira e telinha para proteção da iguaria.

Outro ponto positivo do Bar do Guerino é o seu ‘quintal’ de mais de 5.000 metros quadrados repleto de árvores, se transformando no ponto ideal para passar horas em contato com a natureza e bebericando sua bebida predileta.

Não podemos esquecer do tradicional ‘Fecha Corpo’ que ocorre todos os anos na Sexta-feira Santa. A cerimônia é marcada pela ingestão de uma boa cachaça curtida em ervas. Reza a lenda, que após ‘fechar o corpo’, a pessoa tem proteção ao longo dos próximos 365 dias.

 

Serviço:

Bar do Guerino

Rua do Cubatão, 515, bairro Cubatão, Itapira (SP)

Fone: (19) 3863-8903

Compartilhe
error: