‘Clássicos em Cena’ recebe Guilherme Lamas Trio dia 16
O projeto Clássicos em Cena, que oferece apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, traz para Itapira o Guilherme Lamas Trio no dia 16 de abril.
A apresentação será uma oportunidade única para o público apreciar a beleza do choro, um dos ritmos mais representativos da música brasileira, num panorama histórico-social que vai relembrar obras de músicos emblemáticos do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Anacleto de Medeiros, Garoto, entre outros. O evento começa às 19h e tem entrada franca, no anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.
O trio liderado por Guilherme Lamas (violão), ao lado de Leandro Tigrão (flauta) e Roberto Amaral (pandeiro), sobe ao palco com o show ‘Bem Acompanhado’, um espetáculo instrumental que celebra o papel essencial do violonista de acompanhamento. Além de músico, Guilherme Lamas é doutor e mestre pela Unicamp, e o foco de seu trabalho é justamente o violão 7 cordas que, no palco, ora se destaca como solista, ora se funde ao conjunto, dando vida e movimento à música.
Como é tradição no projeto Clássicos em Cena em Itapira, a noite musical terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições, os instrumentos e o trabalho de cada grupo convidado, sempre de forma leve e bem descontraída.
“Eu me alegro muito de estar mensalmente no Clássicos em Cena, falando sobre música e aproximando-a cada vez mais dos ouvintes. Com apoio da Penha, que vem mantendo o projeto com regularidade ao longo dos anos, temos o privilégio de levar música de excelente qualidade ao público de Itapira por mais um ano. Assim, esse desfile de quartetos de cordas, grupos de saxofones, grupos de percussão, grupos de vozes – enfim, tudo o que quisermos, porque de tudo passa pelo projeto Clássicos em Cena – só enriquece a cada um de nós e ao público da cidade, que nos recebe há tanto tempo e sempre de forma tão amável. Abril é dedicado ao choro e tenho certeza que será mais uma noite memorável!”, comenta o Maestro Parcival Módolo.
Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.
Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Clássicos em Cena em Itapira já tem as próximas atrações confirmadas, a Camerata Casa das Artes, no dia 21 de maio, e o Conversa Ribeira, no dia 25 de junho.
Grupo Penha
Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.
Com 64 anos de expertise, seus 2,3 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.
Serviço:
Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:
Clássicos em Cena em Itapira
Convidado: Guilherme Lamas Trio
Data: 16 de abril (4ªf)
Horário: 19h
Entrada Franca
Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP
Mais informações: www.classicosemcena.com.br