Clássicos em Cena de junho apresentou Unicamp Cello Ensemble
Na semana passada o Anfiteatro da Penha recebeu mais uma edição do Projeto Clássicos em Cena que, mais uma vez, foi acompanhada por dezenas de pessoas. Este pode ter sido o maior público até o momento em 2024.
No palco a requintada apresentação do grupo Unicamp Cello Ensemble. Criada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2013, a orquestra de violoncelos nasceu por iniciativa do professor Lars Hoefs, e reúne alunos de violoncelo da instituição.
Especializado na obra de Villa-Lobos e frequentemente incluindo no repertório obras de novos compositores brasileiros, o Unicamp Cello Ensemble fez bonito.
Os comentários ficaram por conta do Maestro Parcival Módolo. A apresentação encerrou a programação do primeiro semestre do projeto Clássicos Em Cena, que retorna em agosto.
A série de concertos tem patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, O projeto Clássicos em Cena nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.
A iniciativa foi idealizada pelo Maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, e tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.
Os concertos têm apresentação e comentários do Maestro Parcival Módolo, que conduz e enriquece a noite musical, com curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições.
Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.