Gazeta Itapirense

Chegada da vacina polariza 1ª “Live” da gestão Bellini

A Secretaria de Saúde do município realizou no início da noite desta quarta-feira, 20, uma transmissão on line (Live) a partir do plenário da Câmara Municipal para falar sobre a evolução da pandemia do novo corona vírus na cidade, expediente que foi utilizado pela administração anterior até meados de setembro do ano passado.

O prefeito Antônio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, fez a abertura do evento. Disse que sua participação não havia sido programada, mas que diante da chegada do primeiro lote de vacinas (no final da tarde), considerou que era um momento adequado para deixar uma mensagem de otimismo para a população.

Ele confirmou que o município recebeu 1.160 lotes, insuficientes para vacinar num primeiro momento todos os profissionais da área da saúde, por ele estimados em cerca de 3.000 pessoas.

Bellini afirmou que a vacinação começa ainda amanhã no próprio Hospital Municipal. O evento contou com a participação do secretário de Saúde, Vladen Vieira; a médica Maria Sueli Rocha Longhi, diretora administrativa do Hospital Municipal e do médico Marcelo Hendrigo Sesto, integrante do Comitê Gestor do enfrentamento da pandemia.

Vieira, diante das dúvidas sobre como serão utilizadas as vacinas deste primeiro lote, afirmou que serão priorizadas aquelas pessoas que estão diretamente envolvidas no enfrentamento, depois virão as pessoas que atual no apoio administrativo, seguidas dos profissionais que atuam na rede básica.

As autoridades informaram ainda que na próxima quarta-feira será realizado um novo encontro para esclarecimentos a respeito dos preparativos para a volta às aulas, tamanha a quantidade de perguntas endereçadas pela assistência a respeito deste assunto.

Números

Sesto divulgou também os novos dados da pandemia aqui na cidade. Foram 20 casos novos em 24 horas. O total de notificações caminha aceleradamente para os 10 mil registros desde o surgimento dos primeiros casos em março do ano passado. São 9.551 delas, com 2.728 casos positivos e 2.585 pacientes recuperados. 90 pacientes seguem em tratamento, e 71 permanecem em isolamento domiciliar.

O total de óbitos é de 53 e a taxa de ocupação de UTI é de 40% e 22,09 % em leitos de enfermaria. Na Santa Casa, que dispõe de 03 UTIs para a covid, o percentual é de 100% e 66% de leitos de enfermaria. Vladen Vieira voltou a reafirmar que o município dispõe de vagas em UTI suficientes, esclarecendo diferenças entre os processos de “desativação” (algo que ele negou que tenha ocorrido) e “desabilitação”.

Desleixo

Marcelo Sesto voltou a adotar um tom crítico – marca registrada de suas participações neste tipo de evento – com respeito ao comportamento de indiferença que muitas pessoas adotam aos cuidados recomendados, como distanciamento, isolamento, uso de máscaras e evitar aglomerações. Este tipo de desleixo voltou a merecer condenação unânime de todos os participantes e foi apontado como principal fator desta nova onda de transmissões que o país enfrenta atualmente.

O médico Dr. Marcelo Sesto voltou a cobrar maior responsabilidade das pessoas
Compartilhe
error: