Gazeta Itapirense

Chapa Quente 31/07/21

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

Começa pelo terreno

Os interessados nos lotes urbanizados em curso no município estão se organizando nas redes sociais. Já é do conhecimento de todos que basta a Prefeitura fazer as guias, as sarjetas, as galerias de aguas pluviais, o asfalto, a água, o esgoto e a iluminação pública nos loteamentos aprovados para que os interessados possam concretizar o sonho de ter a casa própria. Dinheiro não falta para realizar as melhorias.

Tratamento mais caro

Diante da ideia do Toninho Bellini em buscar água do Rio do Peixe, conforme ventilado, um especialista ouvido pela coluna afirmou que ela não é boa. O custo do tratamento será mais alto e o itapirense passará a conviver com o gosto dos produtos químicos utilizados em excesso.

Itapira é 10

Existe uma grande diferença entre a água do Ribeirão da Penha que chega com baixo índice de contaminação, por não passar por nenhuma concentração urbana, ao contrário do Rio do Peixe. A água distribuída pelo SAAE passará a ser semelhante às cidades vizinhas que tratam suas águas com doses maiores de insumos no processo de tratamento. Os itapirenses já estão sentindo um gosto forte dos produtos químicos presentes na água que chega nas torneiras.

A nossa água já está com gosto

Justificativa: como o Ribeirão da Penha está com pouco volume de água e vem recebendo adição de água barrenta, para o tratamento, mais química entra no processo. E o povo de Itapira não está acostumado com esse gosto. Com a represa construída mais acima para estocar água, Itapira nunca passaria por falta d’água, nem por excesso de produtos químicos.

Barbas de molho

O prefeito Toninho Bellini nunca foi de muita conversa quando está diante de qualquer cobrança. Mas ultimamente o assunto que tem sido sumariamente descartado é ao ser questionado sobre as três ações que ele virou réu por desvios na Merenda Escolar. Juristas ouvidos pela coluna afirmam que a situação dele está bastante complicada e poderá coloca-lo em maus lençóis.

Réu em três ações; uma criminal

A situação é tão complicada, acreditam os mesmos juristas, que mesmo contratando advogados famosos, os mesmos que defenderam Zé Dirceu do PT, pagando milhões de honorários, vai ser muito difícil Toninho Bellini se livrar dessa. Dos três processos, a criminal está nas mãos da justiça federal, as outras duas são ações civis públicas, pela justiça estadual e na comarca. Na condição de réu, Bellini responde pelo prejuízo de R$ 52 milhões ao tesouro municipal. R$ 32 milhões foram bloqueados para ressarcimento.

A mágica da fadinha

O skate fez o maior sucesso nas olimpíadas com duas medalhas de prata e sucesso na mídia.  Consequência: a exemplo das olimpíadas anteriores, haverá aumento de adolescentes interessados nesse esporte. Para dar vazão ao interesse, a Prefeitura precisa dar mais atenção às pistas da cidade. Elas não podem ficar às escuras, ter lixo acumulado, buracos que prejudicam as evoluções e, principalmente, sem profissionais cuidando da segurança.

Quadra nova

A Escola Marco Libano dos Santos, no Istor Luppi, ganhou uma quadra de esportes há cerca de um ano e meio, depois de muita luta dos professores da unidade escolar que sensibilizou o então prefeito Paganini e o deputado Barros Munhoz que conseguiu os recursos. Com a pandemia, sem aluno na Escola, a quadra foi pouco utilizada. Está nova como quando inaugurada.

Aí tem!

Os professores da Escola Libano foram surpreendidos com a retirada total do alambrando, que estava quase novo, sem nenhuma explicação plausível. A grande dúvida é: onde esse alambrando foi ou será instalado? Qual seria o verdadeiro motivo para a prefeitura mexido com quem estava quieto? Cala-te boca!

Dá pra comparar?

Bellini tem se mostrado um grande fazedor de pequenas obras. Nos seis primeiros meses do governo Paganini, Itapira estava buscando – e conseguiu – cinco creches escolares, reforma do 3º andar, da cozinha, do Laboratório e do Pronto Socorro do Hospital Municipal, da extensão da Rua 7 de setembro etc. Enquanto isso, com o que a administração Toninho Bellini está preocupada.

Para pensar

Toninho Bellini está realizando mudanças de alguns semáforos na cidade. A maioria tem se revelado como uma boa iniciativa. No entanto, os sinaleiros colocados nas travessas da Rua XV de Novembro estão fazendo o mesmo papel das placas PARE. Para resolver a possibilidades de acidentes é preciso, então, reduzir a velocidade na via expressa. Colocar alerta amarelo também na XV de Novembro talvez seja uma boa solução.

Compartilhe
error: