Centro Pop oferece curso de jardinagem para pessoas em situação de rua
O Centro Pop, equipamento vinculado à Secretaria de Promoção Social e especializado no atendimento às pessoas em situação de rua, iniciou essa semana a oferta do curso de Técnicas Básicas de Jardinagem para os assistidos.
A capacitação é feita em parceria com o Senac de Itapira e os participantes receberão certificados ao final. “Além do atendimento psicossocial, estamos ofertando a eles uma oportunidade de adquirirem conhecimentos que podem ser transformados em métodos de obtenção de renda. E a adesão superou nossas expectativas”, comentou a secretária Regina Ramil.
O curso tem duração total de 20 horas e as aulas ocorrem duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras. Os alunos aprendem técnicas de jardinagem, compostagem e horta. “Nossa proposta é ir além do atendimento psicossocial para trabalhar o pertencimento e fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, o resgate da autonomia, a segurança e o bem-estar deles”, completou.
Pessoas em situação de rua são aquelas que efetivamente moram nas ruas ou as que usam a rua como espaço de subsistência. Levantamentos do Centro Pop e do Serviço de Abordagem Social apontam que atualmente há cerca de 60 pessoas nessas condições, sendo uma parte da cidade e outras de usuários que transitam de uma cidade a outra, conhecidos como trecheiros.
De janeiro a julho foram 246 pessoas atendidas no Serviço de Abordagem Social que solicitaram passagem para outro destino. “Nosso papel é ofertar o cuidado integral, visto que o Sistema Único de Assistência Social pra todos aqueles que necessitarem, e também contribuir para a quebra de paradigmas como, por exemplo, a invisibilidade que essa população está sujeita devido a questões históricas e culturais da nossa sociedade”, finalizou Regina.