Gazeta Itapirense

Centro de Hemodiálise será inaugurado em janeiro

Uma das principais realizações da Administração Toninho Bellini, a Unidade de Terapia Renal Substitutiva, também conhecido como Centro de Hemodiálise, está prestes a se tornar realidade em Itapira.

A inauguração da estrutura física do prédio, cujos últimos detalhes estão sendo finalizados, está prevista para a segunda quinzena de janeiro. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na contratação da equipe técnica, criação de protocolos de atendimento e credenciamento do novo serviço na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e no Ministério da Saúde.

“É um momento de muita alegria para todos nós. A construção desse Centro vem sendo planejada por nós há anos e finalmente poderemos entregar esse serviço que fará toda a diferença na vida de aproximadamente 45 pacientes que hoje precisam se deslocar para outra cidade para esse procedimento”, celebrou o prefeito Toninho Bellini.

Na última terça-feira, 12, ele se reuniu com o secretário de Saúde Vladen Vieira, com a diretora administrativa do Hospital Municipal Maria Sueli Rocha Longhi, com o coordenador do Setor de Nefrologia do Hospital São Francisco (Mogi Guaçu) Dr. Irineu Antonio Zibordi Junior e com a médica nefrologista Dra. Tania Andrade Paulo para discutir questões relacionadas à responsabilidade técnica do serviço e organização de protocolos de atendimento. “A previsão é que a inauguração aconteça até dia 30 de janeiro e em fevereiro ocorra o treinamento de todos os profissionais que estão sendo contratados e também as visitas aos pacientes que já fazem hemodiálise. Com tudo pronto, a previsão de funcionamento é para março”, completou o prefeito.

 

Doações e destinações de verbas

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a verba de R$ 500 mil do Deputado Estadual Bruno Zambelli para custeio do Centro de Hemodiálise. Em reunião na Secretaria de Saúde do Estado realizada em outubro, ele já havia anunciado o recurso para a cidade.

Em relação aos equipamentos da Unidade de Terapia Renal Substitutiva, o município recebeu do Laboratório Cristália a doação de cinco máquinas e cinco poltronas para a realização do procedimento. O empresário Ivan Garcia Oliveira, da Consult Consultoria e Negócios Imobiliários, também doou quatro poltronas.

“Não tenho palavras para agradecer ao Deputado Bruno Zambelli, ao Laboratório Cristália e ao Ivan Garcia por toda essa ajuda. Assim como na época que montamos nosso Hospital de Solidariedade, temos contado com o apoio importante dessas pessoas que também querem o melhor para nossos cidadãos itapirenses”, declarou Bellini.

Compartilhe
error: