Gazeta Itapirense

Católicos celebram São Brás, o “protetor das gargantas”

A comunidade católica de Itapira festeja neste dia 03 de fevereiro, quarta-feira, São Brás, Santo, cultuado como “protetor das gargantas”. Todas as paróquias da cidade se mobilizam para realizar, por causa disso mesmo ocorre a bênção das gargantas, que consiste em levar um par de velas bentas cruzadas em direção à garganta dos fiéis, pedindo proteção.

Padre João Gonçalves, da Matriz de Nossa Senhora da Penha, disse que por causa dos cuidados com a pandemia, desta vez, o objeto não chegará a tocar as gargantas dos fiéis, como costuma ocorrer. “As velas simbolizam cruz de Jesus. As duas velas são colocadas em forma de X para poder tocar na garganta das pessoas. Esse ano por causa das medidas de distanciamento, as velas serão mantidas a uma distância segura, sem que haja o contato físico. A fita vermelha lembra o martírio de São Brás”, explicou.

Na Matriz de Nossa Senhora da Penha a missa será realizada às 19h00 e terá como intenção a saúde das pessoas. O total de assentos disponibilizados é de 120. Não é preciso agendamento prévio. Das paróquias consultadas pela reportagem, também a Igreja Matriz de Santo Antônio dispensa os fiéis da necessidade de agendamento. A cerimônia religiosa foi programada para às 18h00, com a oferta de 200 assentos.

Nas comunidades de Nossa Senhora Aparecida do bairro dos Prados e São Benedito, a recomendação é pelo agendamento. Nos Prados, serão duas missas; uma às 15h00 e outra às 19h00, com 110 assentos disponibilizados.

Padre João registrou que os cuidados com distanciamento serão reforçados também durante a bênção das gargantas

Na São Benedito a programação também prevê duas missas, uma às 15h00 e outra às 19h00, com 90 assentos. O telefone para contato da Igreja Matriz de São Benedito é o 3863 1939. Para contatar a secretaria da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida o telefone é o 3843 4255.

 

 

Compartilhe
error: