Gazeta Itapirense

Castertech inaugura fábrica em Mogi Guaçu com presença do governador Tarcísio

Oficialmente, desde esta quarta-feira (27), Mogi Guaçu passa a contar com uma nova empresa especializada em soluções de sistemas de rodagem e componentes fundidos usinados.

Durante evento que contou a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Castertech Fundição e Tecnologia, uma das Empresas Randon, inaugurou a unidade fabril, que terá atuação inicial na fundição de componentes para conjuntos de freios da linha de veículos pesados, por meio de nanopartículas de nióbio.

Com investimento de R$ 130 milhões, a unidade conta IA, Blockchain, e práticas limpas, como reutilização de areia e controle máximo de poluentes, com plano estratégico de crescimento sustentável e inovação.

“Não poderíamos ficar fora dessa inauguração e temos que celebrar, pois é um investimento sendo materializado e abrindo oportunidades”, comentou o governador e destacou a tecnologia emprega na empresa: “Uma hora é um sistema de restituição de energia, outra de caminhão autônomo, caminhão híbrido, é nanotecnologia, toda hora tem uma coisa nova sendo gerada, sendo criada, são  várias startups, trabalhando no desenvolvimento, no impulsionamento desta tecnologia’.

A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e o prefeito em exercício major Marcos Luiz Tuckumantel, além de diretores da empresa RandonCorp, funcionários da Castertech e ainda vereadores da Câmara de Mogi Guaçu.

Depois dos discursos e descerramento da placa inaugural, os convidados acompanharam a demonstração de uma das atividades industriais da Castertech, a fundição de uma peça.

A planta guaçuana integra a vertical de autopeças da companhia em uma área de 240 mil metros quadrados, da antiga Fundição Balancins, arrematada em leilão por R$ 40 milhões. São cerca de 10 mil metros de prédios construídos. A Castertech deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2025 com previsão de gerar até 150 empregos.

Atualmente, a empresa tem capacidade para produzir 80 mil toneladas anuais, considerando as unidades instaladas em operação em Caxias do Sul (RS), Schroeder (SC) e Indaiatuba (SP).

Com a unidade fabril de Mogi Guaçu a capacidade deve alcançar 105 mil toneladas de peças fundidas e usinadas.

A Castertech atua no mercado industrial do ramo automotivo desde 2009, com sede em Caxias do Sul, atendendo necessidades internas da Randon. Hoje, a empresa fornece soluções tecnológicas em sistemas de rodagem e componentes fundidos e usinados para veículos comerciais, implementos e máquinas agrícolas. A planta em Mogi Guaçu é a 6ª unidade fabril do grupo.

O diretor geral da Castertech, Leandro Correa, informou que, mantendo a trajetória de expansão da capacidade produtiva, a empresa inaugurada nesta quarta-feira, já tem planos de ampliação. “Porque aqui nós viemos para construir, nós viemos para crescer dentro deste Estado e, principalmente nessa cidade maravilhosa”, disse Correa.

O prefeito em exercício destacou o fortalecimento da industrialização em Mogi Guaçu com a chegada da Castertech. “É uma promissora multinacional brasileira no setor automotivo com expectativa de geração de emprego e renda, mais progresso para a cidade e para o estado de São Paulo”, discursou Marcos Tuckumantel.

Em 2025, a expectativa é de mais investimentos na mesma unidade fabril guaçuana com a instalação da fábrica da Suspensys, que integra a vertical Autopeças da companhia e tem acordo com a Mercedes-Benz do Brasil para o fornecimento exclusivo de componentes à frota de ônibus e caminhões produzidos pela montadora global no Brasil.

Fonte e fotos: Portal da Cidade Mogi Mirim

Compartilhe
error: