Gazeta Itapirense

CARAMBA!!!! Zoonoses capturou quase 5 mil escorpiões em cemitérios

O Serviço de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou essa semana o primeiro balanço do ano do trabalho de coleta de escorpiões dos cemitérios da cidade.

Entre o dia 22 de março, data da 1ª coleta do ano, e 16 de abril, última coleta realizada nesse quadrimestre, foram 4.953 escorpiões coletados do Cemitério da Saudade e do Cemitério da Paz.

A ação tem como objetivo o controle de população desses animais peçonhentos que se proliferam nos túmulos para se alimentarem de baratas.

Escorpião pra dar com pau foram localizados em nossos cemitérios

O trabalho é feito sempre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões saem mais de seus esconderijos. As equipes se dirigem aos cemitérios à noite e utilizando um tipo luz específica conseguem capturar os animais.

Do total geral de escorpiões coletados até agora, os filhotes são sacrificados e os adultos e jovens vivos são encaminhados ao Instituto Butantan para produção de soro. Conforme explicou o veterinário da Zoonoses Rodrigo Bertini, os trabalhos serão paralisados nesse período de temperatura mais amena e devem ser retomados em meados de setembro.

Compartilhe
error: