Gazeta Itapirense

Canil da GCM celebra 14 anos com cerimônia solene

O Canil da Guarda Civil Municipal de Itapira comemorou 14 anos nesta sexta-feira, 19 de novembro. Criado pelo Decreto n° 114 de 19 de novembro de 2007, assinado pelo Prefeito Toninho Bellini, o GOC (Grupo de Operações com Cães) atualmente é composto pelos Guardas Civis Municipais Paulo (Encarregado), Neto, da Silva, Claudinei e Massari e pelos cães Hunter, Shena, Aysha, Kiara e Wood.

Durante a solenidade realizada no período da manhã, o Comandante da Guarda Civil Municipal Mirovaldo Farabello agradeceu a todos que já atuaram no Canil ao longo desses anos e destacou a atuação do grupo em ocorrências na cidade e na região. “Foram inúmeras operações, especialmente envolvendo tráfico de drogas, em que os cães foram fundamentais. Esse é o momento de agradecer e enaltecer a todos que nesse período colaboraram para a evolução e sucesso do setor. É graças ao empenho, responsabilidade e profissionalismo de cada um que nosso trabalho reflete não apenas em âmbito municipal, mas também em toda a região”, discursou.

O Secretário de Defesa Social Coronel Almeida, que também estava à frente da pasta à época de criação do Canil, exaltou o incentivo da Administração Municipal de Toninho Bellini e atuação de Farabello, que teve a iniciativa de criação do grupo. “Iniciativa, projeto e boa vontade do nosso então Guarda Municipal Farabello, que hoje colhe os frutos, e do nosso Prefeito, que sempre nos apoiou”. Ele também destacou a importância dos cães no policiamento preventivo e ostensivo. “Desnecessário dizer que a atividade de policiamento com o auxílio de cães é de fenomenal importância para o efetivo policiamento preventivo e também repressivo do nosso município. É uma realidade que essa eficiência também extrapola os limites do município. Nós temos sido requisitados para atuar em várias situações em outros municípios e continuaremos a dar esse apoio.”

A sede do Canil, situada ao lado da sede da Guarda Civil Municipal foi inaugurada 15 de julho de 2010, também na gestão de Bellini. Em seu discurso, o Prefeito reforçou o apoio à corporação. “Em 2007, ainda no meu primeiro mandato, nós tivemos essa iniciativa que foi tão importante para a cidade. Nossa relação com a Guarda Municipal sempre foi muito boa. Sempre valorizamos nossa GCM e sempre tive o maior carinho pela corporação. O reconhecimento que temos, não só a nossa Administração, mas também toda a população, é muito grande. Com o novo concurso, chamaremos mais guardas no ano que vem para compor essa valorosa corporação e assim oferecer mais segurança ao município”, afirmou.

Os cães do Canil da GCM podem atuar no patrulhamento dos próprios municipais, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio à Defesa Civil e demais situações de socorro, em demonstrações de cunho educacional e recreativo, em operações especiais ou de rotina do patrulhamento motorizado e como apoio às policias civil, militar e demais órgãos devidamente instituídos.

Após os pronunciamentos, a equipe do Canil Municipal fez demonstrações com os cães com simulações de abordagens, de distúrbio civil, faro e adestramento.

O evento também contou com a participação das Guardas Municipais da região, como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Laranjal Paulista, além da Polícia do Exército de Campinas, do Comandante da Polícia Militar de Itapira, Capitão Fábio Vieira e do Delegado Titular do Município, Anderson Cassimiro de Lima. Vereadores e demais autoridades municipais também marcaram presença.

Compartilhe
error: