Gazeta Itapirense

Candidatos a Bombeiro Público Voluntário entregam documentação

O comandante da Estação de Bombeiros de Itapira, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2° Sargento PM Fernando Costa, recebeu nesta terça-feira, 23, a documentação para credenciamento, dos dois primeiros candidatos a BPV (Bombeiro Público Voluntário) do município. São eles: o frentista Paulo Ricardo Aparecido Alves, 31 anos, e o aposentado João Antonio Pedro de Morais, de 60 anos. Os dois atuavam no Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira.

A entrega dos documentos é o primeiro passo para a oficialização como BPV, conforme explicou Costa. “Esta documentação será agora analisada pelo Órgão Central do CBPMESP, para que eles possam dar sequência ao processo de seleção, que consta de três etapas”, destacou.

Aprovados na primeira etapa, os candidatos passarão, em seguida, por testes de aptidão física, que compreendem flexões, abdominais e corridas, por exemplo. Posteriormente, passarão por aulas teóricas formativas. “A partir daí, credenciados, passam a integrar ao Corpo de Bombeiros como voluntários, recebendo inclusive um fardamento da cor cáqui, que os distinguirão como BPV”, declarou Fernando Costa.

Sargento Fernando (centro) recebeu os dois candidatos: qualquer cidadão pode tentar ser um Bombeiro Público Voluntário

Como voluntários, os próprios BPV’s estabelecem uma carga horária semanal de trabalho que podem prestar à Estação do CB de Itapira, e estarão sob o regimento das normas dos Bombeiros do Estado de São Paulo, atuando no apoio das ocorrências.

“E com o voluntariado estabelecido, os selecionados deverão cumprir, integralmente, a carga horária de trabalho informada por eles próprios, cumprindo as normas de ética estabelecidas”, observou Costa.

Para Paulo Ricardo Aparecido Alves é uma realização poder participar do processo de seleção a BPV. Ele mencionou que gosta de atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento, e se diz pronto para atender as exigências dos Bombeiros, caso seja aprovado. “É um sonho poder atuar em apoio ao CB de Itapira”, declarou.

Na opinião do outro candidato, João Pedro de Morais, a possibilidade de ‘abraçar’ a nobre causa dos Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando como BPV, é de fato uma honra. “Como ex-cipeiro tenho um compromisso com a segurança, e esse compromisso me trouxe até aqui”, revelou.

O bombeiro público voluntário exerce atividade não remunerada, em caráter considerado honorífico, com objetivos humanitários, cívicos e sociais. Entre os pré-requisitos estão: ter mais de 18 anos; ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental; ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibada, estar física e psicologicamente aptos ao desempenho do serviço a ser prestado à comunidade.

É válido destacar que qualquer pessoa pode se candidatar ao credenciamento.

Compartilhe
error: