Gazeta Itapirense

Campanha visa angariar fundos para a reforma da parte interna da Matriz

A restauração e reforma da Matriz de Nossa Senhora da Penha entram em nova fase, agora atingindo a parte interior. Quem informou foi o padre João Gonçalves, responsável pela paróquia.

Para a realização das reformas necessárias nesta nova etapa serão necessários R$ 300 mil. O pároco informou que uma nova campanha para arrecadação de fundos será lançada em breve, mas quem quiser ajudar já pode, seja através de um carnê ou doações via PIX.

A Matriz vai buscar ampliar as doações financeiras, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, que possam garantir o aumento do orçamento para finalizar a restauração.

Padre João fez questão de fazer um tour interno para A Gazeta e mostrar, em especial, os vitrais restaurados com motivos da Reconciliação, da capela de mesmo nome. “Esses vitrais impressionam pelo simbolismo e pela beleza”, afirmou.
O pároco também mostrou os detalhes da restauração de outros vitrais, principalmente os que mostram a multiplicação dos pães e dos peixes, na entrada da bela matriz, que simbolizam os milagres de Jesus que fartaram a multidão de famintos.

Papa João Paulo II, Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá também estão retratados em novos vitrais instalados. Uma bela homenagem para figuras tão marcantes que passaram pela Terra no século passado.

Para se ter uma ideia, somente de vitrais foram trocados ou restaurados 86; vidros ‘comuns’ mais 700 foram trocados.

Entre os vitrais usa-se o chumbo para fixação, e até agora foram utilizados mais de 3.500 quilos deste material.

Para padre João a reforma da Matriz de Nossa Senhora da Penha pode ser considerada como a sua grande marca como gestor e padre da principal igreja católica de Itapira, e que lhe impôs uma tarefa de muita responsabilidade.

Compartilhe
error: