Gazeta Itapirense

Caminhoneiro de Itapira é um dos mais antigos em atividade no Brasil

Poucos itapirenses sabem, mas em nossa cidade reside aquele que é considerado um dos caminhoneiros mais antigos do país em atividade. Trata-se do senhor José Vicente da Costa, mais conhecido por “Zé do Dorge”.

Atualmente ele está com 82 anos de idade, sendo 64 deles vividos nas estradas do Brasil afora. Foi levando uma carga e outra pelo ‘trecho’, que Zé do Dorge criou sua família.

Ele nos contou várias histórias vividas ao longo destas seis décadas, inclusive uma que remete ao começo de tudo e que resultou no apelido de Zé do Dorge.

“A origem do apelido foi devido a um acidente no início de minha jornada como caminhoneiro. Comecei a trabalhar em um caminhão da marca Dodge adquirido juntamente com meu pai, José Mendonça da Costa, o ‘Juquita’, que atuava como turmeiro da usina. Em minha primeira viagem como motorista ocorreu um acidente, e o caminhão Dodge tombou com os trabalhadores da usina em cima da carroceria. Por um milagre de Deus todas as pessoas que lá estavam não se machucaram e todos os ocupantes saíram totalmente ilesos”, relembrou.

Uma vida inteira dedicada ao vai e vem das estradas

Depois desse episódio ele recebeu o apelido de Zé do Dorge, que o acompanha até hoje.

A bela e admirada profissão serviu de exemplo para seus irmãos, que resolveram trilhar o mesmo caminho: Benedito Silvio da Costa (in memorian) e Antônio Aparecido da Costa, o conhecido “Tomé da Bateria”.

Infelizmente Benedito Silvio acabou perdendo a vida em um trágico acidente, e depois disso o Tomé da Bateria resolveu deixar a boleia.

“Neste dia tão importante para nós motoristas, desejo um feliz Dia do Motorista’ com muita devoção a São Cristóvão. Desejo proteção a todos que vivem nas estradas da vida. Hoje é o dia de comemorar nosso padroeiro, São Cristóvão”, encerrou.

Compartilhe
error: