Gazeta Itapirense

Câmara tem primeira sessão ordinária da nova legislatura

A Câmara Municipal de Itapira retoma a partir das 19h30 desta terça-feira as sessões ordinária, interrompidas desde 15 de dezembro do ano passado. A rigor, três vereadores fazem sua “estreia” na 18ª legislatura, Carlos Donisete Briza (PP), Maísa Fernandes (PSD) e Leandro Sartori (PSOL). André Siqueira (PSL), assumiu a função diversas vezes nos últimos 04 anos na qualidade de suplente da bancada da oposição, enquanto que Fábio Galvão de França (PSD), o “Faustinho”, herdou a vaga que era do médico Rafael Lopes em junho de 2019. Portanto já possuem “rodagem”.

Maísa disse que chega tranquila para a primeira sessão. “Já tivemos duas sessões extraordinárias e tirei de letra. Evidentemente que irei adquirir maior experiência na medida em que estiver atuando de forma prática. Mas estou tranquila”, disse ela. Sartori, do PSOL, espera dar forma àquilo que define como “oposição propositiva”, enquanto que Briza afirmou que espera um bom relacionamento com o Poder Executivo.

Eleito pelo PP com 802 votos dentro da coligação que tinha o médico Newton Santana (PSDB) como candidato a prefeito, Briza afirmou que sua prioridade é dar voz às pessoas que o elegeram. Revelou que pediu afastamento de suas funções como servidor público municipal para se dedicar com mais zelo ao seu mandato. “A prudência recomenda que a gente observe bem as coisas antes de tomar qualquer decisão. Espero ter respeitado meu espaço, assim como estarei atuando de forma a apoiar tudo aquilo que entender que seja positivo para nossa cidade”, colocou.

Briza espera manter um diálogo construtivo com o Executivo

Luan Rostirolla, reeleito pelo PSDB com 1.122 votos, disse que a mudança de figurino de “situação”, para “oposição” não o constrange. Ele havia exercido no biênio 2019/2020 a presidência da Casa. “Vejo como sendo da maior importância que a Câmara apoie o Executivo na tarefa de fortalecer economicamente o município e numa outra frente oferecer todas as condições necessárias para o enfrentamento da pandemia, que continua sendo o maior desafio deste atual momento”, observou.

 Cheia de gás

A atual presidente, vereadora Beth Manoel (PSL) disse que está “cheia de gás” neste reinício de trabalhos. Cabe a ela definir a pauta de cada sessão. Revelou que iria se ocupar desse assunto no final da tarde desta terça. Antecipou que um tema que pretende dar uma atenção especial a uma proposição do vereador Leandro Sartori para que a Prefeitura divulgue os nomes de todas as pessoas que receberam a vacina contra a Covid, aqui na cidade. A medida se insere, segundo ela, em ações parecidas tomadas por autoridades Brasil afora, por causa das denúncias de pessoas que teriam “furado a fila” e recebido a vacina. “Trata-se de um gesto de transparência, o qual, tenho certeza, irá contar com a apoio de todos nossos colegas”, frisou.

Beth Manoel: maior celeridade nos trabalhos da Casa

Ela adiantou ainda que pretende imprimir um ritmo mais célere nos procedimentos regimentais, por causa da emergência sanitária. “Vamos buscar uma objetividade maior, sem causar prejuízo aos trabalhos”, considerou. A meta, segundo a atual presidente, é fazer com que as sessões demandem um tempo menor.

 

 

Compartilhe
error: