Gazeta Itapirense

Câmara entregou Medalha “Prof. Orlando Dini – Educador do Ano”

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 30, a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Educacional “Prof. Orlando Dini – Educador do Ano” aos professores da rede municipal de ensino de Itapira.

Além dos vereadores, estiveram presentes na sessão solene o vice-prefeito Mário da Fonseca, a secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini e os secretários municipais Sandro César Oliveira Almeida (Governo) e Vladen Vieira (Saúde).

Este ano, as professoras indicadas pela secretaria para receberem a homenagem foram: Seleide de Fátima Muniz Brandani (Centro de Educação Infantil); Maria Cristina Martins (Pré-Escola); Kátia Silvana Fernandes (Ensino Fundamental) e Elaine Cristina Olbi (Educação de Jovens e Adultos). O Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões (FMAP) indicou a educadora aposentada Lourdes Aparecida Filhou.

A Medalha “Prof. Orlando Dini” foi criada através do decreto legislativo nº 328, de abril de 2022, de autoria da vereadora Elisabeth Donisete Manoel.

“Eu gostaria de agradecer a cada uma de vocês professoras da nossa rede pública municipal de ensino. Agradeço pelo empenho, pela dedicação e pela missão de educar. Sim, porque educar é, de fato, uma missão; não é apenas uma formação ou um emprego. É missão porque é para toda a vida, em todos os lugares, em todas as circunstâncias”, destacou o presidente da Câmara, vereador Luís Hermínio Nicolai. E completou: “O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter”, finalizou o presidente.

Por sua vez, a vereadora Beth Manoel, autora do projeto de lei que instituiu a comenda destacou: “Este projeto permitiu eternizar na história o professor Orlando Dini, que deixou sua marca na Educação itapirense exercendo suas funções de forma digna e honrosa. Fui designada com grande responsabilidade de transmitir em poucas palavras, em meu nome e em nome também dos demais vereadores, uma mensagem que tente abrilhantar ainda mais a tão exitosa trajetória das professoras aqui escolhidas. Ser professora é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar ou corrigir provas. Ser professora é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa e dedicação. E mais ainda, requer compromisso com seu aluno e com a sociedade. Parabéns a todas vocês e a todos as professoras e professores da nossa rede municipal de ensino”, destacou Beth.

“A Educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Com a máxima de Paulo Freire, a secretária municipal de Educação iniciou sua homenagem às professoras do ano. E continuou: “O ensino e aprendizagem indissociáveis são as duas dimensões fundamentais da nossa atividade profissional, do nosso compromisso existencial. O reconhecimento da excelência das atividades didáticas e de estudo desenvolvidos pelos professores, justifica plenamente este momento. Aqui temos professoras com maior tempo de magistério e ao longo deste tempo foi preciso estudo, esforço, resiliência, trabalho e criatividade. Este é o espírito forte e aguerrido dos educadores. Ou seja, aquele que aprende, compartilha e desenvolve novos conhecimentos e competências todos os dias. Mestres e colegas, Deus siga abençoando esta bela e inspiradora missão. Meu muito obrigado a todas vocês”, agradeceu Regina.

Compartilhe
error: