Gazeta Itapirense

Câmara elege comissões e partidos indicam lideranças

A primeira sessão ordinária do 1º ano legislativo da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Itapira foi realizada nesta terça-feira, dia 02. Após o período de recesso parlamentar, reeleitos e novos vereadores retomaram as atividades do plenário. Durante os trabalhos, foi aprovada a ata da 1ª sessão extraordinária de 2021, a sessão de instalação e posse. Na ocasião, também foram eleitas as comissões permanentes para 2021, conforme determina o Regimento Interno da Casa. As comissões terão a função de analisar a constitucionalidade dos projetos que dão entrada no Legislativo, emitindo pareceres a cerca de sua legalidade e constitucionalidade.

Na prática, são órgãos técnicos constituídos de vereadores, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre os assuntos, por meio de pareceres, antes das matérias serem levadas à apreciação do plenário. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada ano legislativo. Na ação fiscalizadora, as Comissões atuam como mecanismos de controle dos programas e projetos executados ou em execução, a cargo do Poder Executivo.

Após uma breve suspensão dos trabalhos, houve um acordo entre as bancadas, e a sessão reiniciou já com as composições pré-definidas, restando apenas a presidente Beth Manoel (PSL) fazer a votação nominal conforme previsto pelo regimento.

 

Assim, as comissões ficaram definidas:

Comissão de Justiça e Redação – Luís Hermínio Nicolai (PSL), Fábio Galvão dos Santos (PSD) e Carlos Alberto Sartori (PSDB).

Comissão de Finanças, Orçamento, Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social – André Luís Siqueira (PSL), Maísa Gracinda Fernandes (PSD) e Luís Hermínio Nicolai (PSL).

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente – Fábio Galvão dos Santos (PSD), André Luís Siqueira (PSL) e Luan dos Santos Rostirolla (PSDB).

Comissão Especial de Ética – Luís Hermínio Nicolai (PSL), André Luís Siqueira (PSL), Fábio Galvão dos Santos (PSD), Leandro Henrique Sartori (PSOL) e Carlos Donisete Briza (PP).

Ainda durante a sessão, foram informadas as lideranças dos partidos representados na Casa. O PSL terá a liderança de André Siqueira e a vice-liderança de Mino Nicolai. O PSD terá a liderança de Fábio Galvão e a vice-liderança de Maísa Fernandes. O PSDB terá a liderança de Carlinhos Sartori e a vice-liderança de Luan Rostirolla. Já o PP e o PSOL terão a liderança de Carlos Briza e Leandro Sartori, respectivamente.

Compartilhe
error: