Gazeta Itapirense

Café moído na hora vira atração na Feira Noturna

Quem não se lembra quando a mãe da gente mandava ir até a padaria ou na ‘venda’ buscar meio quilo de café moído na hora? Aqui em Itapira muita gente viveu essa época em que o aroma do café fresquinho aguçava ainda mais nosso paladar, dando mais vontade ainda de beber um café bem quentinho.

Pois é, o tempo mudou e hoje o famoso e insuperável café moído na hora virou artigo de luxo, muito difícil de se encontrar nos comércios locais.

Foi pensando em resgatar essa tradição que Adeilton Tóffoli trouxe para a Feira Noturna de Itapira sua máquina de moer na hora e um café 100% arábica colhido nas montanhas de Jacutinga, Minas Gerais.

Seu produto virou um sucesso na Feira, desde a época que era realizada no Mercadão Municipal e agora na Estação da FEPASA.

“No começo o povo ficou meio desconfiado, mas depois nosso café caiu no gosto dos itapirenses e ganhou a credibilidade dos clientes. Quem não gosta de um café puro e moído na hora?”, questionou o produtor.

Sua banca na Feira Noturna muitas vezes faz fila de pessoas aguardando a vez de levar pra casa essa mercadoria de sabor único. Chamado carinhosamente de Mineiro, o comerciante ainda disponibiliza uma garrafa com o café para degustação da clientela: “quem prova aprova, na hora percebe a diferença de nosso produto”, disse.

Adeilton contou que literalmente ‘nasceu’ embaixo do pé de café: “minha família está há 135 anos no cultivo do grão, minha vida é dedicada à produção e comercialização do café, desde a semente no pé, até o pó torrado e moído”, destacou.

Sua produção se divide em dois sítios na cidade de Jacutinga, o Cruzeiro, onde ocorre o plantio e o Santa Maria onde é feita a seca e torra.

Questionado sobre o segredo para tanto sabor e aroma, Tóffoli explicou: “além de ser um produto direto de quem planta, a forma artesanal de como o café é preparado é outro diferencial. A torra é feita em forno a lenha, sem contar que o sítio onde está a lavoura tem clima e temperatura na medida certa para uma bebida de qualidade”.

Além do carro chefe, que é o café moído na hora, a banca do Mineiro tem também queijos variados, farinha, fubá feito ‘na pedra’, cachaça, vinho e outras guloseimas.

Vale a pena passar pela Feira Noturna toda quarta-feira e deixar o sabor e aroma de um café de qualidade moído na hora te levar para um passado distante, onde as coisas mais simples prevaleciam.

Compartilhe
error: