Gazeta Itapirense

Botão Guardião ‘Maria da Penha’ é acionado e homem acaba preso  

O Botão Guardião da Guarda Municipal de Itapira mandou para a cadeia um homem que estava proibido de se aproximar de uma mulher devido a uma medida protetiva.

Tudo aconteceu na noite de segunda-feira, 03, quando A.P.T.R. de 41 anos, estava fazendo atividades físicas em uma academia situada na região do Jardim Soares.

Ao olhar pela janela percebeu que o tiozão J.B.L., de 67 anos, estava sentado em um banco da praça bem em frente à academia. Ele ficava o tempo todo olhando para ela.

O problema é que a mulher havia conseguido uma medida protetiva na Justiça que proibia o sujeito de chegar a menos de 200 metros de distância dela, onde quer que estivesse.

Foi aí que a moça resolveu acionar o Botão Guardião da Guarda Municipal de Itapira e, em poucos minutos, uma viatura já estava pelo local.

Os guardas municipais Grace e Uvêda abordaram o homem, que tentou desconversar, mas acabou detido. Levadas até o Plantão Policial de Mogi Guaçu, as partes envolvidas foram ouvidas e J. acabou preso em flagrante. Os guardas municipais Marchioretto e Florence prestaram apoio à ocorrência.

Botão Guardião

O Botão Guardião está inserido no Programa Segurança Cidadã que é regulamentado pela Lei Municipal n° 6.250 e que foi promulgado pelo prefeito Toninho Bellini.

Trata-se de um aplicativo de smartphones que possui localização GPS e que quando acionado em virtude de perigo iminente é capaz de transmitir informações para o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal o local exato da vítima para que seja prontamente acionado e enviado até o local uma viatura da corporação.

“O Botão Guardião possui duas principais funções: a de oferecer mais segurança à vítima e se funcionar como fator inibidor para os agressores”, destacou o prefeito Toninho Bellini na época do lançamento do aplicativo, em 2023.

O aplicativo está à disposição de mulheres com medida protetiva, idosos, moradores da área rural e comerciantes.

Compartilhe
error: