Bombeiros iniciam vistorias dos hidrantes do município
A primeira vistoria do ano nos hidrantes de Itapira já está sendo realizada pelos bombeiros lotados na Estação baseada no município. São realizadas duas vistorias anualmente em todas as cidades do Estado de São Paulo.
“O procedimento visa a inspeção do equipamento e suas condições operacionais, a sua correta identificação, como a pintura, a vazão adequada para o uso, dentre outras avaliações. Caso haja alguma inconformidade, o serviço de água e esgoto do município será notificado para sanar o problema”, explicou o comandante do CB, sargento Fernando Costa.
De acordo com o comandante, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo possui consigo todos os pontos de hidrantes do estado. Esses equipamentos são catalogados e identificados por geoposicionamento (GPS) e por QR Code, o quê facilita o serviço operacional a localizar o hidrante mais próximo em relação a uma determinada ocorrência”, destacou.
Essa vistoria é realizada pelos bombeiros de prontidão, sendo que o município de Itapira possui 20 pontos de hidrantes, com previsão de novas instalações em pontos estratégicos, ainda nesse primeiro semestre de 2024. “Com isto, teremos garantida maior eficiência nos serviços de bombeiros”, observou Costa.
Conforme o comandante do CB, os hidrantes são muito utilizados para o abastecimento de água das viaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, sendo que um bom hidrante deverá ter uma vazão mínima de 1000 a 2000 litros por minuto.