Gazeta Itapirense

“Black Friday” tenta atrair consumidor antes do início das vendas natalinas

Nesta sexta-feira acontece mais uma Black Friday, a tradicional campanha de vendas que os brasileiros começaram a copiar dos americanos a partir do início da década passada. Nos Estados Unidos ela ocorre sempre na sexta-feira subsequente à 4ª quinta –feira do mês de Novembro – feriado do Dia de Ação de Graças por lá. Grandes redes de lojas promovem neste dia liquidações que atraem milhões de consumidores.

Aqui em Itapira, a percepção é de que, comparando com os anos anteriores, um número menor de lojas aderiu à iniciativa. Célio Alfafini, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACEI) diz que a promoção tem apoio da entidade. Mas destacou que muitos lojistas estão preferindo canalizar energias para as vendas natalinas

Um lojista estabelecido na área central da cidade corrobora com esse raciocínio. Sob condição de anonimato, disse que até o ano passado aderiu à Black Friday, mas que neste ano preferiu concentrar energias para as vendas de Natal. “Por causa de tudo o que já aconteceu e com as evidências de que as pessoas estão descapitalizadas e consequentemente mais seletivas nas compras, acho que não adianta forçar a barra nesse momento”, raciocinou.

A loja de confecções e moda jovem Jocko’s, na José Bonifácio, costuma espalhar cartazes da Black Friday sempre antes das outras lojas. Nesse ano não foi diferente. Bruna Fidelis, a gerente, disse que se antecipar é uma forma “de dar uma esquentada na promoção”. A estratégia, segundo ela, tem dado resultado com uma maior movimentação de clientes desde o começo do mês quando a logomarca Black Friday foi incorporada. “Preços atraentes e produtos de qualidade fazem a diferença”, receitou Bruna.

A GAZETA conversou com Bruno Tadeu de Souza, de 33 anos, que tirou um período na tarde desta quinta-feira, 25, para “pescar algumas ofertas” na região central da cidade. Ele disse que saiu exatamente com intenção de economizar na compra de roupas. “Visitei umas três lojas e fiz uma comparação de preços antes de me definir pela compra. Fiquei satisfeito”, afirmou.

 

Grandes Redes

 

Nas principais redes varejistas da cidade a expectativa é de que o movimento melhore nesta sexta. O gerente da loja de uma loja com penetração regional disse que cresceu nesta semana o movimento de pessoas procurando ofertas. “A gente tem que oferecer um atendimento sempre diferenciado nestas ocasiões. Estamos preparados para uma boa movimentação”, disse ele.

Equipe de vendas do Magalu confiante em um dia de bom movimento nesta sexta

No Magazine Luiza (Magalu), que atualmente incorpora em todo o Brasil o sinônimo de uma rede varejista de ponta, a equipe de vendas da unidade local estava bastante animada. A gerente Marianne Abdalla comentou que toda a loja estava desde o começo da semana “com preços de Black Friday”. Disse ter notado um aumento da movimentação dentro da loja e constatou que muitas pessoas chegam querendo se informar a respeito dos artigos que estão com os preços mais atraentes. “Acredito que nesta sexta-feira o movimento vai ser muito bom”, disse ela.

Bruno pesquisou antes de se definir pela compra e ficou satisfeito com o resultado final

Compartilhe
error: