Gazeta Itapirense

Benchmarking: uma forma de melhorar as estratégias de negócio

Recentemente estive conversando com a Mika, Mirlene Picin, a nossa atleta da neve, e cheguei à conclusão que o esporte praticado por ela e os negócios têm muito em comum.

Mas, devemos lembrar que nem sempre sair correndo é a melhor opção, pois os maiores resultados se desenvolvem melhor seguindo um processo, e como uma marcha constante, é possível chegar cada vez mais longe e terminar a prova conquistando pontos no campeonato e na carreira, assim como o Benchmarking. Na coluna de hoje, contarei um pouco sobre essa técnica e como o Benchmarking pode ajudar a evitar erros e frustrações nos negócios. Para isso, é preciso saber muito bem o que ele é e qual a maneira correta de realizá-lo.

O principal objetivo do Benchmarking é aprimorar as estratégias de negócio, utilizando o conhecimento, buscando e coletando informações da concorrência (isso mesmo, estudando a concorrência), pois com isso, é possível traçar rotas para evitar riscos desnecessários, realizar análises profundas sobre a abordagem atual, identificar tendências, melhorias nos processos operacionais da empresa e até investir de maneira mais inteligente.

Para que a estratégia flua bem, é necessário estar focado na busca de um instrumento precioso para o crescimento e amadurecimento de uma marca. Mas se acalme, isso não é um bicho de sete cabeças, o Benchmarking está ao alcance de qualquer empresa, mas o resultado da sua utilização é proporcional à dedicação, durante seu uso.

Uma vez que o Benchmarking é aplicado, ele ajuda a marca a ter uma ideia real de sua posição no mercado, entender como a audiência responde aos estímulos de comunicação para produtos ou serviços, compreender melhor o ciclo da venda de produtos e até identificar o tempo certo para as campanhas de vendas.

Entre as principais vantagens do Benchmarking, se destaca a melhoria contínua das boas práticas, permitindo que a empresa identifique as melhores práticas de outras empresas do mesmo setor em que está inserida. Ao estudar e comparar o desempenho de outras organizações, é possível identificar processos, técnicas, estratégias ou abordagens inovadoras que são mais eficientes e eficazes, e após esses estudos, podem ser adaptadas conforme a necessidade da empresa, realizando a implantação de ações que auxiliem o negócio a alcançar um desempenho superior.

Realizando o Benchmarking de maneira correta, os dados levantados pela análise, podem ajudar a estimular a inovação e a criatividade da equipe, encontrando soluções melhores e mais eficazes. Sabia que quando somos expostos a novas ideias e práticas de outros negócios acabamos nos inspirando na criação de novos produtos, serviços ou processos, e isso provoca melhorias contínuas na empresa, independentemente de seu tamanho.

Pense e comece a usar o Benchmarking – Estudo da Concorrência – para melhorar o seu negócio, a partir da observação do vizinho ou do concorrente e descubra suas falhas. Uma vez que isso é feito, a empresa poderá desfrutar de caminhos mais tranquilos e leves até nas tribulações, assim como a nossa MIKA faz na neve, se organizando e procurando os melhores caminhos para melhorar seus resultados.

 

Bom fim de semana e Fique com Deus!

Nelson Theodoro

Compartilhe
error: