Gazeta Itapirense

Ato cívico marca 90 anos da Revolução Constitucionalista

A Secretaria de Cultura e Turismo realiza no próximo sábado, 9, às 9h00, um ato cívico em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia acontece no Monumento ao Soldado, situado no Morro do Gravi, e contará com a presença de autoridades municipais e da Banda Lira Itapirense.

Entre 1931 e 1932, várias manifestações ocorreram na capital paulista e no interior do Estado contra o governo Vargas, sendo a maior delas ocorrida em 23 de maio e que resultou na morte dos manifestantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, cuja memória se manteve com a criação do MMDC, que seria o responsável pela logística de guerra durante o conflito.  No dia 9 de julho, São Paulo se rebelou contra o Governo Federal e, sozinho, lutou contra o resto do Brasil pela causa Constitucionalista. Quatro frentes de combate surgiram: Frente Sul, na divisa com o Paraná, Frente Norte na divisa com Rio de Janeiro e Minas Gerais, Frente Litorânea e a Frente Leste, região onde se encontra Itapira.

Os combates duraram de 9 de julho até 2 de outubro de 1932 e Itapira permaneceu sitiada pelas forças federais até o final de 1932. Os combates em terras itapirenses ocorreram nas montanhas de Eleutério, em Barão Ataliba Nogueira, na região do Gravi, nas fazendas Malheiros, Amarela, Boa Vista, São Joaquim, Bento Cunha e outros locais.

Após o ato no Morro do Gravi, a solenidade será finalizada no Memorial do Soldado no Cemitério da Saudade.

Compartilhe
error: