Gazeta Itapirense

Ascorsi prestes a se tornar ‘Franquia Social ViraSer’

Na tarde desta terça-feira, 7, o vice-prefeito Mário da Fonseca participou de uma reunião com a diretoria da Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) e do ViraSer, um programa de Logística Reversa de embalagens que acelera, qualifica e profissionaliza Centrais de Recicláveis em todo o Brasil.

O encontro teve como objetivo apresentar ao Executivo o modelo de central de triagem que será implantado na Ascorsi para que a associação se torne a sexta unidade de Franquia Social ViraSer. Os trâmites legais de formalização estão em fase final. “Nós ficamos muito felizes em acompanhar esse crescimento da Ascorsi. Participei das outras gestões do prefeito Toninho Bellini e me recordo de todo o trabalho que foi desenvolvido antes da formalização da Associação. Contem sempre conosco porque estaremos sempre à disposição”, parabenizou Fonseca.

A iniciativa consolida a parceria de quatro anos entre o ViraSer e a Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), que completou 11 anos de atividades ininterruptas em abril é a responsável pela coleta seletiva na cidade com cobertura de 100% da zona urbana e parte da área rural.

O ViraSer tem sede em Indaiatuba e oferece consultoria para dezenas cidades do país e algumas na região, como Amparo, Socorro e Águas de Lindóia. Criado em 2015 para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) com a premissa de atuar em parceria com os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, atua em quatro frentes de atuação: Rede de Comercialização; Franquia Social; Aceleração de Cooperativas e Associações de Reciclagem e EducaViraser. Sua primeira franquia foi na cidade de Santa Bárbara D’Oeste e que hoje é modelo para outros municípios. Mais informações no site www.reciclaviraser.com.br.

 

Sobre a Ascorsi

A Ascorsi iniciou oficialmente suas atividades de coleta porta a porta em 3 de maio de 2011 com abrangência de 23% dos bairros urbanos. Em 2013 alcançou a cobertura de 100% dos bairros urbanos e começou a estender o atendimento para os bairros rurais. Desde o ano passado, além de 100% de cobertura na área urbana, a Associação atende oito bairros rurais e 10 condomínios de chácaras.

Nos resultados econômicos, até o ano passado a Ascorsi comercializou 5.921 toneladas de resíduos que resultaram em R$ 3.132.819,00 que foram convertidas em renda para 384 associados e seus respectivos familiares

Compartilhe
error: