Gazeta Itapirense

Ascorsi festeja 10 anos sem direito a comemoração

Está completando 10 anos neste mês de abril, uma organização não governamental (ONG) que colocou Itapira no mapa das cidades com uma experiência vencedora na reciclagem do lixo doméstico, a Ascorsi – Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira.

Por causa da pandemia, a data vai passar batida. A educadora ambiental Brenda Brianti informou que foi preparado um material para ser divulgado nas redes sociais informando as pessoas a respeito da passagem dos dez anos. Na função desde 2019, Brenda disse que a data é motivo de orgulho para toda a comunidade e serve para reforçar a importância da Associação para a comunidade.

Segundo ela, atualmente a Associação possui 23 associados e processa por mês cerca de 55 toneladas por mês, pouco mais da metade da capacidade instalada no barracão localizado na avenida Fenízio Marchini. Em 10 anos de coleta seletiva formal, a ASCORSI já coletou e realizou a destinação correta de 6.800 toneladas de resíduos recicláveis, comercializou 5.429 toneladas de diferentes materiais gerando renda e trabalho para 362 famílias ao longo de todos esses anos.

A atual presidente, Joana Teófilo, disse que se sente muito feliz em atuar no comando dos colegas. Ela avalia que o trabalho vem sendo bem realizado. “Queremos melhorar cada vez mais”, afirmou. Joana está na Associação há seis anos e segundo ela um dos grandes desafios ainda é atrair novos associados.

Atualmente a Associação 233 associados e processa mais de 50 toneladas de material reciclado por mês

O administrador rural e ex-titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAMA) de Itapira, Joaquim Barbosa Júnior, disse que ficou muito feliz em saber que a Associação comemora dez anos. “Passou muito rápido”, comentou. Barbosa esteve à frente da costura que permitiu que o município desse apoio financeiro para que a Ascorsi pudesse ter o impulso necessário. Ainda hoje a Prefeitura subvenciona a Ascorsi em cerca de R$ 300 mil reais por ano, vitais para a quitação de despesas fixas como aluguel e a mão de obra administrativa.

Anderson Martelli, biólogo e atual diretor da SAMA, vai na mesma linha de raciocínio. “A Ascorsi se tornou um patrimônio da cidade. As pessoas abraçaram a ideia e de certa forma a Associação ajudou a difundir a importância da reciclagem do lixo, hoje algo difundido em toda a cidade”, avaliou.

A Educadora Ambiental Brenda lembra que além das atividades inerentes à sua criação, a Ascorsi desempenha uma função social relevante na conscientização a respeito da importância da destinação correta do lixo, promovendo capacitação dos associados e apoia ações de conscientização ambiental. Segundo ela, desde o início do projeto “Coleta Seletiva Solidária de Itapira” são uitilizados métodos participativos, interativos e articulados com os diversos seguimentos da comunidade com o objetivo de apropriação dos conhecimentos acumulados pelos participantes. “Esta metodologia vem apresentando resultados positivos”, considerou.

 União

A Ascorsi foi oficialmente criada em 11 de abril de 2011. Participaram de sua constituição diversos segmentos da sociedade que se uniram para levar a proposta adiante, com apoio da prefeitura e da Câmara Municipal. Segundo informativo enviado pela Associação, participaram da elaboração representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica – Controle de Vetores, da Secretaria de Promoção Social, Associação Itapirense de Proteção Ambiental – AIPA,  SENAC Itapira, Rede Sustentabilidade; Igreja Presbiteriana Central de Itapira e Voluntários (não ligados a instituições).

 

 

Compartilhe
error: