Gazeta Itapirense

Às vésperas de fevereiro, prefeitura ainda não sabe como será ano letivo

Devido às circunstâncias, a nova gestão da Secretaria Municipal de Educação ainda tateia no escuro às vésperas do mês de fevereiro para definir qual modelo de voltas às aulas irá adotar. Em nota oficial publicada na página oficial do Facebook da prefeitura a administração do prefeito Toninho Bellini, afirma que está preparada para qualquer circunstância (com aplicação de aulas remotas e presenciais) mas que vai pautar sua decisão por orientações que deverão ser expeditas por um comitê intermunicipal que reúne integrantes de outras duas cidades da região, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.

No domingo passado, ocorreu em Mogi Mirim, um encontro que reuniu os prefeitos e colaboradores dos três municípios, exatamente para se discutir a questão. A nota divulgada pela prefeitura, contudo, faz referência a um processo de acolhimento que ocorreria em 03 de fevereiro, com o início das aulas propriamente dita no dia 08, mas sem a presença de alunos nas salas de aula (veja abaixo).

Além da questão envolvendo cerca de 6 mil alunos de creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, a decisão da prefeitura interfere de forma direta no planejamento das escolas particulares, conforme demonstrado em recente reportagem postada aqui mesmo na GAZETA. Pelo menos duas destas escolas (Anglo e Objetivo) manifestaram disposição em retomar as aulas no dia primeiro de fevereiro.

No início da semana passada o Conselho Estadual de Educação definiu que a volta às aulas em todo o Estado de São Paulo terá modelo híbrido, com 1/3 dos alunos se revezando nas salas de aula. A GAZETA enviou por meio da assessoria de comunicação da prefeitura questionamentos a respeito do assunto, mas não obteve respostas.

 

Nota Oficial – Volta às Aulas

A Prefeitura de Itapira informa que está preparada para o retorno do ano letivo com aulas híbridas (remotas e presenciais), mas conforme foi combinado em reunião realizada no domingo, aguarda decisão do comitê intermunicipal que conta membros de Mogi Mirim e Mogi Guaçú.

O plano de contingência municipal com todos os protocolos já foi submetido à Comissão do Covid de Itapira para análise e parecer. Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) – como máscaras para alunos, professores e funcionários; faceshield para professores e funcionários, termômetros, álcool em gel, tapetes sanitizantes e outros – também já foram adquiridos.

Pelo cronograma que tem sido elaborado pelo município, o ano letivo seria iniciado no dia 3 de fevereiro com acolhimento e capacitação de professores e funcionários a respeito dos protocolos. A partir do dia 8 as aulas seriam retomadas de maneira remota e, após um período que ainda será definido, seria iniciada a fase híbrida com 50% dos alunos em sala de aula por dia e continuidade das aulas pela plataforma online Aprender em Família.

Contudo, a oficialização ou não dessas datas se dará apenas após reunião com o comitê intermunicipal, que discutirá também questões relativas à rede particular de ensino.

 

Itapira, 19 de janeiro de 2021.

Compartilhe
error: