Gazeta Itapirense

Artigo: PSOL Itapira destaca compromisso com o futuro da cidade

Em meio à movimentação política voltada para as eleições de 2024, o PSOL Itapira se destaca ao ir além do momento eleitoral e direcionar seu olhar para o futuro da cidade.

O partido, que tem sido um aliado constante dos movimentos sociais, defende uma atuação intensa para 2024, não de forma eleitoreira, mas que atenda aos interesses populares, com os objetivos claros de combater o fortalecimento da extrema direita e promover a participação ativa da população no debate sobre a cidade.

Para o PSOL, Itapira tem sido historicamente entregue aos interesses de grandes empresários, marginalizando cada vez mais a população. O partido busca romper com a dualidade representada pelo munhozismo e bellinismo, duas faces da mesma moeda.

Conforme o grupo, o combate à extrema direita transcende o aspecto político, assumindo a forma de uma necessidade imperativa de apresentar uma alternativa concreta e democrática à sociedade. Segundo a presidenta do diretório municipal do PSOL, Daphne Goulart, “a eleição de Tarcísio de Freitas no estado de São Paulo e a sua gestão desastrosa não nos deixam esquecer que o bolsonarismo não foi derrotado, muito pelo contrário. É preciso lutar em todos os âmbitos para que a extrema direita perca força e deixe de ameaçar a democracia e os nossos direitos”. Em Itapira, o partido busca superar o clientelismo e o coronelismo, avaliados como entraves ao crescimento igualitário e democrático da cidade.

No âmbito municipal, o PSOL tem um histórico de luta contra os interesses dos grandes empresários. O partido resistiu contra a venda do SAAE, foi oposição a aumentos salariais desproporcionais de vereadores e recentemente enfrentou o PL30 e a inserção de Organizações Sociais (OSs) nos serviços públicos básicos.

Atualmente, a organização conta com representatividade parlamentar através do vereador Leandro Sartori, tendo sido propositor do Auxílio Social de Itapira durante a pandemia, e que posteriormente foi transformado em um programa permanente que beneficia centenas de famílias. O partido também foi o único a votar contra o novo plano diretor, que amplifica a adesão às Zonas de Urbanização Específica (ZUEs), intensificando a problemática da especulação imobiliária, enquanto o povo mais pobre sofre com os altos aluguéis e a falta de moradia popular.

Com base nessa atuação, o grupo garante que continuará a lutar pela cidade em seus mais amplos contextos, propondo a implementação de políticas públicas, abordando áreas cruciais como educação, saúde, transporte, moradia, cultura e geração de emprego e renda. Além disso, o partido reforça a necessidade de políticas específicas nessas áreas, consolidando o compromisso com a luta contra a especulação imobiliária, o apoio ao movimento feminista e a valorização da cultura local.

A transparência é apontada como pilar fundamental para um governo efetivo, e ressalta-se a importância de proporcionar à população o direito de participar ativamente nas decisões governamentais e de garantir acesso à informação. O PSOL está pronto para unir forças e construir uma frente de esquerda! Vamos juntos construir uma cidade feita para aqueles que trabalham duro todos os dias: a classe trabalhadora de Itapira. É hora de agir e fazer a diferença!

Queremos construir um movimento com militantes, sindicalistas, jovens, mulheres, negros, periféricos, LGBTQIA+, estudantes, grupos, organizações e partidos dispostos a lutar juntos por um novo futuro. “Nossa atuação é um chamado para todas aquelas e aqueles que desejam construir uma cidade diferente, onde os bairros mais populares estejam no centro do debate político. É um apelo para transformar a indignação diante do abandono em que a cidade se encontra em uma mudança efetiva, popular e coletiva”, finaliza a presidenta do PSOL, Daphne.

Artigo de autoria da Direção do PSOL de Itapira 

 

Compartilhe
error: