Artigo: Natal com atendimento de excelência, por Nelson Theodoro
Sempre que reclamamos de algum produto ou serviço, pode ser que encontremos as mais diferentes respostas. Criamos os maiores relatórios em nossas cabeças sobre os motivos que nos levaram a não aprovar o resultado de determinada ação ou mesmo do atendimento recebido.
No entanto, muitas vezes nos esquecemos de avaliar se quem nos atendeu foi realmente treinado e capacitado para desempenhar aquela função, ou então, se esse profissional está sendo bem pago de acordo com o que a função exige e merece.
Tanto os clientes quanto as empresas precisam entender que, para ter profissionais de qualidade, é preciso que eles sejam bem remunerados. E não apenas isso: é necessário que tenham acesso a treinamentos, cursos e palestras que garantam os conhecimentos necessários para seu aperfeiçoamento, para exercerem suas funções e, principalmente, para atenderem bem.
O atendimento é algo vital para uma empresa. É mais que um “cartão de visitas”; afinal, se o cliente procura seu negócio, é porque já conhece ou se interessa por um serviço oferecido por sua empresa. Portanto, todos os funcionários devem ser acolhedores e simpáticos.
Nesta época de final de ano, há muitas complicações, que alteram nossa rotina diversas vezes: ora somos clientes, ora somos atendentes. Esse é o ciclo de vida no mês de dezembro. Se pensarmos dessa forma, observaremos que o treinamento da nossa equipe não pode ficar restrito apenas ao que ela faz sistematicamente, mas também ao que é necessário para a empresa.
Seja na hora de solicitar uma informação, pedir a alteração de um produto ou mesmo atender a uma ligação, por exemplo, é necessário ser cordial e prestativo. Afinal, é a imagem da empresa que está em jogo. E, neste período natalino, nada melhor do que recepcionar o cliente com o nome da empresa, desejando “Feliz Natal” ou “Boas Festas”.
Quando passamos emoção e alegria, contagiamos o mundo e tudo isso trará grandes benefícios. Pense nisso! Boa semana!
Por Nelson Theodoro