Áreas de risco em Itapira passam por vistoria técnica
Um importante trabalho foi realizado em Itapira visando a atualização das áreas de risco e posterior trabalhos de prevenção e até de atendimento, quando necessário, por parte da Defesa Civil.
O chefe da Defesa Civil de Itapira, Ronaldo Ramos, recebeu os geólogos do IPA (Instituto Pesquisas Ambientais) Paulo Fernandes e Mikhael Borghieiri para debater o tema. Os dois profissionais estão a serviço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo
“Isso é de suma importância para o município que, a partir desses estudos, passará a contar muito em breve com o Plano Municipal de Redução de Riscos”, explicou Ronaldo Ramos.
O mapeamento dos locais de risco em Itapira teve a sua última atualização em 2016. Com o novo serviço será possível saber se houve alguma alteração em relação ao último apontamento feito.
“Será analisado se ocorreu ocupação de solo e se será mantido o status de ‘grau de monitoramento’, se vai se elevar ou reduzir, tanto em relação a inundações ou deslizamentos, como é o caso do Parque Juca Mulato, por exemplo”, disse Ramos.
A Defesa Civil estadual quer que a partir de 2026 todas as cidades tenham seus próprios ‘planos municipais’, para isso foi necessária a vinda dos geólogos para cá, para realizar essa reavaliação.
Depois disso o próximo passo será a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco.