Gazeta Itapirense

Amparo entrega Hospital de Campanha e libera academias e salões de beleza

A vizinha cidade de Amparo se antecipou ao estado e implantou a fase vermelha do Plano São Paulo já no sábado (10). De acordo com a gestão João Doria (PSDB), a fase emergencial só terminou no início da madrugada de segunda-feira (12), em todos os 645 municípios paulistas. Além disso, Amparo liberou o atendimento presencial em academias, salões de beleza, barbearias e similares, o que contraria as regras da fase vermelha estadual.

As medidas foram publicadas na edição de sexta-feira (9) do Diário Oficial. O decreto entrou em vigor no mesmo dia em que hospital de campanha da cidade começa a receber os primeiros pacientes para o tratamento da covid-19.

Hospital de Campanha foi montado em tempo recorde na vizinha cidade de Amparo 

A estrutura foi erguida anexo ao Hospital Beneficência Portuguesa com o objetivo de desafogar os leitos das unidades de saúde do município e estancar eventuais filas de espera por vagas de UTI ou de enfermaria.

Tendas já estão recebendo os pacientes de Covid-19

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB), as academias podem funcionar com 25% de sua capacidade total, enquanto salões de beleza e similares devem agendar o atendimento de um cliente por vez, sem provocar fila de espera.

As regras da fase vermelha ainda permitem a retirada rápida de produtos no comércio e restaurantes, o chamado sistema take away. Supermercados que encerravam suas atividades às 20h durante a fase emergencial, agora passam fechar às 22h. Mas segundo o governo do estado, o toque de recolher, das 20h às 5h, deve ser mantido por todas as cidades.

ESCOLAS FECHADAS 

Por outro lado, o decreto publicado em Amparo mantém suspensas as aulas presenciais nas escolas municipais, estaduais e privadas. O governo estadual permite a retomada das atividades da Educação na fase vermelha. Cultos religiosos e atividades esportivas coletivas também estão suspensas na cidade.

Confira as principais regras em Amparo:

èAcademias com funcionamento presencial com 25% da capacidade total;
è Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias podem atender presencialmente um cliente por vez mediante agendamento e sem promover filas;
è Bares, restaurantes, shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres e comércio varejista de materiais de construção, deverão atender nos sistemas delivery, drive thru e take away (retirada rápida)
è Supermercados podem funcionar até as 22h, respeitando o limite de capacidade prevista em decreto

Compartilhe
error: