Gazeta Itapirense

Alerta: riscos de incêndio dobram na estiagem

O alerta é da Defesa Civil de Itapira (DCI), que chega a atender até duas ocorrências por dia, tanto na área urbana quanto na extensa zona rural municipal.

Por isso, o chefe da DCI, Ronaldo Ramos, solicita a colaboração dos munícipes para que não haja incêndios de grandes proporções, como os ocorridos no passado recente.

“Muitos têm a ideia dos incêndios em propriedades rurais, mas dentro da cidade eles também podem ocorrer em terrenos abandonados e descuidados, que possuam mato alto, por exemplo”, afirmou.

Ramos afirma que a baixa umidade do ar, característica das condições edafoclimáticas para esta época do ano, conhecida popularmente como estiagem, possui o agravante do pequeno índice pluviométrico com pastagens e gramados secos, que formam uma condição apropriada para grandes incêndios.

“Por isso que todo cuidado é importante, redobrando atenção com bitucas de cigarros em estradas e rodovias, além de se evitar a tradição cultural que muitos têm quando querem se livrar do mato seco, ateando fogo. Isso pode acarretar um grande perigo”, alertou.

O comandante da Defesa Civil alerta para o perigo

Silva ainda informou que a Defesa Civil de Itapira está atenta a quaisquer ocorrências de incêndio, seja de pequena ou maior expressão.

O órgão trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e perfaz o protocolo do Governo de SP, conhecido como “São Paulo Sem Fogo”, que está em andamento.

Os contatos da Defesa Civil são estes:
Telefones: (19) 3863-2705 e 199
Endereço: Avenida Virgolino de Oliveira, 400, Jardim Ivete.
Email: defesacivil@itapira.sp.gov.br

Compartilhe
error: