Gazeta Itapirense

Agricultura inicia campanha para atualização de rebanho e vacinação de Brucelose

A Secretaria Municipal de Agricultura de Itapira, em parceria com a Casa da Agricultura (CATI) e o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), iniciou neste mês uma campanha educativa voltada à atualização de rebanhos e à vacinação contra a brucelose.

A ação tem como objetivo orientar os produtores rurais sobre as novas exigências sanitárias e reforçar a importância do controle de doenças que afetam os bovídeos (bovinos e bubalinos).

A atualização do rebanho, anteriormente feita junto à vacinação contra a febre aftosa nos meses de maio e novembro, continua sendo obrigatória mesmo com a recente mudança no status sanitário do Estado. Desde maio de 2024, com a entrada em vigor da Portaria nº 665/2024 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), São Paulo foi reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. Com isso, a imunização foi suspensa, mas a atualização dos dados do rebanho permanece obrigatória nos meses habituais.

Técnicos da SA percorreram agropecuárias da cidade (Foto: Prefeitura de Itapira)

Já a vacinação contra a brucelose – doença bacteriana contagiosa causada pela Brucella abortus – segue sendo realizada durante todo o ano, sendo obrigatória para fêmeas bovídeas com idade entre 3 e 8 meses. A notificação da vacinação, no entanto, deve ser feita obrigatoriamente nos meses de maio e novembro junto ao EDA. A aplicação da vacina é restrita a médicos veterinários credenciados, uma vez que o imunizante contém microrganismos vivos.

No último dia 15, técnicos da Secretaria de Agricultura percorreram agropecuárias e outros pontos estratégicos do município com a fixação de cartazes informativos sobre as campanhas. “Essa divulgação é essencial para garantir que os produtores estejam cientes das obrigações e contribuam com o controle sanitário do nosso rebanho”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Noé Massari.

Para mais informações, os produtores podem entrar em contato com a Casa da Agricultura pelo telefone (19) 3863-1578.

Compartilhe
error: