Gazeta Itapirense

Ações ambientais garantem a Itapira o 1º lugar em avaliação estadual

Itapira recebeu nesta quarta-feira, 5, o Prêmio Governador Franco Montoro (Ciclo 2024), da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do Governo do Estado de São Paulo.

A condecoração, que foi recebida pelo Prefeito Toninho Bellini, é ofertada aos municípios que alcançaram os melhores desempenhos nas diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA). A solenidade, que também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada no Parque Villa Lobos em São Paulo e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da secretária da pasta estadual, Natália Resende.

Itapira ficou em 1° Lugar no Grupo 03, que compreende os municípios de 50.000 a 99.000 habitantes, na categoria Reflorestamento Urbano com o projeto desenvolvido pelo Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em parceria com a SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), que prevê a neutralização e compensação da emissão de gases causadores do efeito estufa gerados durante as reuniões.

“Esse programa de compensação desenvolvido pelo Condema em parceria com a nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é exemplar. Esse reconhecimento do Governo do Estado mostra que estamos no caminho certo nas ações de preservação do Meio Ambiente. Parabenizo e agradeço a todos os conselheiros e servidores envolvidos nesse projeto”, celebrou o prefeito Toninho Bellini, que recebeu a honraria das mãos do governador Tarcísio de Freita.

O biólogo e diretor da SAMA, Anderson Martelli, explicou que a Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Semil abriu processo para a seleção de projetos ou ações de soluções baseadas na natureza (SbN) desenvolvidos pelos municípios paulistas que contribuam para a adaptação às mudanças climáticas e melhoria da qualidade de vida população. As categorias que os municípios poderiam se escrever eram Gestão das Aguas, Reflorestamento Urbano, Agricultura Urbana e Periurbana e Proteção da Biodiversidade. “Nós inscrevemos a ação pautada pela Resolução Comdema nº 03/2020, ação essa que já ganhou destaque no município e na região, e felizmente fomos premiados na categoria Reflorestamento Urbano”, disse.

Todo final de ano, a SAMA realiza o cálculo do desprendimento dos gases estufa realizado durante as plenárias do Condema e quantas árvores precisam ser plantadas visando as neutralizações desses gases. A secretaria realiza a abertura das covas e adubação e o plantio é feito pelos conselheiros.

Conforme lembrou o secretário da SAMA, José Aparecido Perentel Rostirola, outras ações de plantio também são realizadas ao longo de todo ano visando o aumento da área verde do município. “Esperamos que a ação desse conselho sirva de modelo para outros grupos, organizações, indústrias e até mesmo outras cidades. É realmente um projeto que merece ser premiado”, afirmou.

Compartilhe
error: