Gazeta Itapirense

Acervo da Casa Menotti passa por organização

A Secretaria de Cultura e Turismo está coordenando um trabalho de levantamento e organização do acervo da Casa Menotti del Picchia. O trabalho está sendo executado desde março pela historiadora Camila Bueno Grejo.

Nesta primeira etapa, Camila está fazendo o reconhecimento de todo o arquivo, higienização e catalogação de documentos. Depois, através de uma metodologia específica, todo o acervo será separado e organizado de maneira adequada. “Nesta primeira etapa já me deparei com diferentes tipos de documentos. Há cartas e anotações feitas pelo próprio autor e também há outros materiais que falam dele, como recortes de jornais e outras publicações”, contou a historiadora. Ela destaca a importância desse acervo para a história itapirense. “A história de Menotti é alvo de muitos estudos e todo esse acervo é muito valioso. Além disso, vimos aqui que em vários pontos a história de Menotti em Itapira se funde com outros personagens importantes de Itapira, como Jácomo Mandatto”, ressaltou.

O secretário de Cultura e Turismo César Lupinacci e o Diretor de Cultura Ezequiel Barel Filho comentaram que a procura de pesquisadores pelo acervo de Menotti é sempre grande, mas aumentou recentemente por causa da proximidade do Centenário da Semana da Arte Moderna de 1922. “É uma data muito importante e o Menotti foi um dos protagonistas dessa semana. Nossa ideia é de promover atividades abertas ao público no ano que vem voltando para essa temática”, adiantaram.

Historiadora itapirense comanda trabalhos na Casa Menotti

Barel filho também lembrou que esse trabalho executado por Camila dá continuidade ao que havia sido iniciado por Maria Elizabeth Guiraldelli e posteriormente foi feito por Lais Marin de Campos, que de 2017 e 2019 atuou como curadora da Casa e atuava no manejo do acervo. “Estamos também pesquisando por métodos de digitalização de acervo que tenham o melhor custo x benefício ao município para que esse acesso ao acervo seja facilitado”, concluiu o diretor.

Sobre a historiadora

Camila Bueno Grejo tem doutorado e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pós-doutorado pela USP. É professora em universidades em cursos de graduação e pós-graduação e no ensino básico em colégios particulares. Também é autora de livros e artigos científicos na área de história.

Itapirense, ela ficou fora do município por 18 anos retornou recentemente. “Esse contato com o arquivo de Menotti me permite contribuir com a história deste intelectual, unindo com a história de nossa cidade e também do Brasil”, afirmou.

Compartilhe
error: