Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castellani

Origem do Dia do Salva-Vidas

Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

Por coincidência, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar Brasileira formava a primeira equipe de policiais com a função de trabalhar exclusivamente como salva-vidas, na cidade de Porto Alegre.

Dia do Salva-Vidas é comemorado anualmente em 28 de dezembro.

Estes profissionais são os responsáveis por proteger e salvar a vida das pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, nas piscinas ou nos rios.

O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar, por exemplo.

A profissão de salva-vidas surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente por todo o mundo.

No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul.

Ser salva-vidas é arriscar-se pela vida de outra pessoa. É estudar para adquirir todos os conhecimentos que o possibilite essa prestação de serviços. É ser ativamente disposto e focado, atento aos mínimos detalhes e flexível diante dos mais perigosos desafios e das mudanças da vida, assim como você. O mar é incerto, assim como a vida. Você é um profissional que entende essa incerteza e instabilidade muito bem.

 

Feliz Ano Novo!

_____________________________________________________________________________________________________________

Agro Motta & Dra. Rosangela Trani

Endereço: Av. Siqueira Campos, 120

 

Por que os cachorros têm medo de fogos?

Os animais têm medo do excesso de barulho que os fogos provocam. Como no Réveillon isso é mais intenso, os cachorros ficam ainda mais apavorados.

A razão para isso é porque eles conseguem ouvir sons muito mais agudos que nós humanos. “A audição canina é bem mais aguçada que a nossa. Enquanto os humanos captam sons entre 20 e 20.000 hertz, os cães as captam entre 15 e 40.000 hertz”, explica a veterinária Julia Franca.

Na prática, nós não percebemos os sons mais agudos, que ultrapassam 20.000 hertz, porém os cães ouvem, e isso acaba gerando a relação de medo dos cachorros no Réveillon.

Mas nem só o barulho atrapalha, sabia? Se você mora em um local próximo à queima de fogos, também precisa redobrar os cuidados com a claridade, que causa incômodo visual aos nossos amigos de quatro patas.

Some todo esse desconforto ao fato de que muitos pets ficam sozinhos nessa época, seja porque os donos estão viajando ou estão celebrando a festa fora de casa. Assim, é natural que os animais possam ter algum trauma ou sofrer com danos maiores, como a gente explica melhor a seguir.

Quais são os reais perigos da exposição aos fogos do Réveillon para os cachorros?

desconforto auditivo e visual causa um verdadeiro pânico nos cachorros durante o Réveillon e em outros momentos com muitos fogos. Isso ainda pode variar entre os pets, pois existem aqueles mais ansiosos, que sofrem mais.

Esse pânico faz com que o cachorro tome atitudes que prejudiquem a segurança e a saúde dele. Julia Franca comenta o que pode acontecer:

  • caso você more em apartamento não telado, “é de extrema importância manter as janelas fechadas para evitar qualquer tentativa de fuga durante o medo”, diz a veterinária;
  • caso seja em casa, “muito cuidado com animais que tentam pular do canil, podemos observar fraturas e cortes no momento de desespero. Também, como eles ficam ansiosos, podem acabar correndo pela casa, levando a quebra de objetos, impactos em móveis, ficar presos em tecidos ou cordas, entre outras possíveis feridas”, ressalta Julia.

Preparar a casa e o apartamento para este momento é sempre uma boa. Vale a pena telar o local, tornando-o mais seguro em qualquer dia do ano — afinal, sabemos que campeonatos esportivos, datas comemorativas e demais acontecimentos fazem com que as pessoas soltem fogos.

Pensa que acabou? A veterinária também comenta que você nunca deve acorrentar um animalzinho com medo: “Isso pode levar ao estrangulamento e à morte no momento de medo e tentativa de fuga”.

Como reduzir o impacto da queima de fogos para os cachorros?

Para aliviar o medo dos cachorros durante o Réveillon, existem cuidados que fazem a diferença. Já falamos em manter janelas fechadas, “e, de preferência, com cortina fechada, evitando assim a tentativa de fuga e também o estímulo pela luz dos fogos”, além de não deixar o cachorro sozinho, certo? Mas tem muito mais!

Prepare o ambiente

Faça com que o cômodo transmita mais acolhimento ao seu bichinho. “Você pode levar a caminha ou cobertor preferido, alguns brinquedos e petiscos também”, sugere Julia.

Garanta uma temperatura amena

“Caso seu animalzinho tenha problema com calor, ou você more em uma cidade muito quente, tente manter o local fresco, com ventilador ou ar condicionado, pois o estresse pode levar o animal à hipertermia (aumento abrupto da temperatura corpórea)”, explica a veterinária.

Retire objetos que possam machucá-lo

Como dissemos, o cachorro pode ter reações imprevisíveis e sair correndo, esbarrando em tudo. Para evitar acidentes, “retire tudo que possa machucá-lo — vidros e objetos perfurocortantes, estantes que possam cair e machucar”, comenta.

Crie um barulho no ambiente

Outra dica é deixar a televisão ou rádio com volume em um canal que não seja o que está passando a queima de fogos. “Esse novo barulho pode camuflar o som dos fogos e distraí-lo”, explica a veterinária .

Aposte em florais

“No mercado, também temos florais e produtos com odores sintéticos que trazem calmaria e bem-estar ao animal, que podem ser utilizados com auxílio de um veterinário.” Portanto, se você já sabe que seu pet sofre, consulte seu veterinário, combinado?

O que nunca fazer em relação ao medo dos fogos?

São várias sugestões de Julia para você levar em conta e trazer mais conforto ao cachorro no Réveillon:

  • evite prendê-lo em um cômodo e deixá-lo sozinho. O ideal, caso necessite deixá-lo em um quarto, é que alguém fique com ele para aumentar a segurança;
  • se você pensa em acariciá-lo na hora do barulho, esqueça. “Esse carinho pode funcionar como um reforço positivo para a postura de medo, ou seja, é como se você também sentisse medo”, diz a especialista. Portanto, tente agir o mais natural possível, pois isso passa essa segurança ao seu amigão;
  • jamais castigue o cachorro por ter medo. “É uma atitude que pode aumentar ainda mais a insegurança em um próximo episódio”;
  • nunca leve seu cãozinho para assistir aos fogos (mesmo na coleira) ou deixe-o solto com portão aberto.

Julia também ressalta que, “caso seu animal apresente vômitos, diarreia, falta de ar, se machuque ou não esteja clinicamente bem, é preciso levá-lo para ser avaliado por um veterinário”.

Agora, se o seu peludo for naturalmente mais medroso e ansioso, você pode contar com a ajuda de um adestrador. Júlia também traz um último conselho: “uma forma de começar a acostumá-lo com o barulho dos fogos é colocar baixinho esse som, cada dia um pouco, sempre dando um reforço positivo durante (petiscos ou brinquedos). No início, ele pode estranhar, mas a intenção é que, aos poucos, ele entenda que não precisa ter medo desse som”.

A gente já adora cuidar dos nossos pets, não é? Seja para dar banho, levar para brincar, tomar vacinas… Então, nas épocas de fogos, como o Réveillon, seu cachorro pede mais atenção, e vale a pena protegê-lo.

_____________________________________________________________________________________________________________

Laís e Adriano

Em tarde ensolarada o casal Laís Bittencourt Visnadi e Adriano Todorovic Fábio reuniram a família e amigos para comemorar o casamento já realizado. No espaço amplo do Solare Bangalô, com equipamentos da Apetrechos Locações (@aptrechosarteseeventos) ficou ainda mais aconchegante. A anfitriã recebeu o afeto da mãe Maria das Graças Bittencourt, do padrasto Benedito Donizete Bueno da Silva, por quem tem um carinho especial, o pai Antônio Ronaldo Visnadi, e os avós Vitório Visnadi e José Bittencourt estão em seu coração. As avós Therezinha Bueno Bittencourt e Ângela  Genaro Visnadi também marcaram presença. A organização foi da cerimonialista Patrícia Alati. Tudo registrado pelas lentes de Patrick.

 

 

Créditos da fotografia:

 

_____________________________________________________________________________________________________________

Ótica Look

Feliz Ano Novo!

_____________________________________________________________________________________________________________

Formatura da turma do 3º do Colégio Objetivo.

Na noite de 13/12, no Solare Bangalô, com jantar servido pelo buffet da casa e equipamentos da Apetrechos Locações (@apetrechosarteseeventos),alunos, professores e funcionários do Colégio comemoraram com toda a energia e alegria possível o encerramento de um ciclo. Abraços, risadas, recordações e promessas de amizade seguindo em frente. Nossos votos de sucesso a todos.

_____________________________________________________________________________________________________________

Casa de Massas Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Rua Duque de Caxias
Telefone: 3863-3306

Agradecemos pela parceria e confiança ao longo deste ano. Que as festas de fim de ano sejam iluminadas e que o próximo ano traga crescimento e grandes vitórias!

_____________________________________________________________________________________________________________

Momentos de Natal em Família


Dani e Paulo Andrade


Adriana e Du Colferai

 


Carol Prado

 


Kety Francielle

 


Luiza Helena e Tato Menezes

 


Maura Maria
______________________________________________________________________________________

Dermaclin

Telefone: (19) 99641-3615
Endereço: Rua Rui Barbosa 477

Encerramos o ano com o coração cheio de gratidão. Que o próximo ano seja ainda mais promissor e cheio de realizações. Feliz Ano Novo!

_____________________________________________________________________________________________________________

Casamento de Larissa e Jair

A união desse casal foi sacramentada na Igreja de Santa Rita, na presença de amigos e da
família. Após receberam os convidados no Cedro Eventos. Com organização de Marli
cerimonialista, as noivinhas e pajens: Alícia , Alana, Maria Clara , Maitê e Théo encantaram. Os
pais de Jair Junior, Terezinha Rodrigues e Jair Sinotti, e os pais de Larissa, Silvia Aparecida de
Souza e Clélio dos Santos estavam radiantes. A beleza do local foi destacada com os
equipamentos da Apetrechos Locações(@apetrechosarteseeventos). Felicidades ao casal.


_____________________________________________________________________________________________________________

 

_____________________________________________________________________________________________________________

Doce Sal

Endereço:  Av. Juritis, 120
Telefone: (19) 93500-7234

Com carinho e gratidão, desejamos que as celebrações de fim de ano tragam paz e alegria ao seu coração. Que 2025 seja um ano extraordinário!

 


Thaila, Thue, Camille e Franciele

Compartilhe
error: