Gazeta Itapirense

Programa Bombeiro na Escola encerra atividades de 2024

O Programa Bombeiro na Escola, promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, encerrou as atividades do ano letivo de 2024 com a formatura de 17 alunos da EMEB “Sebastião Riboldi Guerreiro”, no bairro Ponte Nova.

A cerimônia aconteceu no dia 13 de novembro e contou com a presença da equipe escolar, familiares dos alunos, da secretária de Educação Regina de Santana Lago Gracini, do Bombeiro Educador Cabo PM Leandro Augusto e do Sargento PM Fernando Costa, comandante da Estação de Bombeiros de Itapira.

O programa Bombeiro na Escola é gerenciado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo através do setor de Educação Pública e é padronizado em todo o Estado e conta com Bombeiros Educadores devidamente capacitados para realização das atividades. Em Itapira, foi implantado em 2022 e o Bombeiro Educador Cabo PM Leandro Augusto é responsável pelas instruções. Durante as aulas, ele promove diálogo e atividades com as crianças sobre prevenção de acidentes diversos (afogamentos, queimaduras, acidentes no trânsito e durante momento de lazer), como identificarem situações de perigo seja dentro da escola ou na casa e como realizar o acionamento de serviços de emergência.

As atividades nas escolas são realizadas em dois encontros de quatro horas cada, seguidos da formatura, momento em que os estudantes receberam certificados e participaram de uma demonstração prática com a viatura e os equipamentos utilizados pelos bombeiros.

Em 2024, o programa atendeu 11 das 12 escolas municipais de Itapira, além de outras instituições, como o SESI, o Colégio Ativa e o Colégio Objetivo. Desde sua implantação, já formou 741 alunos da rede municipal e 169 de escolas particulares. A última unidade municipal será atendida no início de 2025.

O Cabo PM Leandro Augusto destacou a importância da iniciativa. “O conhecimento salva vidas. Trabalhar nesse projeto é extremamente gratificante, pois os resultados são visíveis, como crianças ajudando familiares em emergências e mudanças positivas de comportamento”, afirmou.

Além do programa nas escolas, outras campanhas educativas foram realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, como a “Férias Mais Seguras”, que divulgou vídeos educativos sobre prevenção de acidentes durante os períodos de férias escolares.

Compartilhe
error: