Igreja de N.S. Aparecida recebe apresentação do ‘Clássicos’ hoje
Hoje é dia de se despedir do renomado projeto “Clássicos em Cena” em 2024 comparecendo à grande apresentação que terá a apresentação de dois grupos: o coral Madrigal Mackenzie e o conjunto de metais Metallumfonia. O ‘Clássicos’ volta em 2025 certamente recheado de atrações de altíssima qualidade.
Com regência e comentários do Maestro Parcival Módolo, o concerto, desta vez, é na igreja Nossa Senhora Aparecida dos Prados. O patrocínio do projeto é do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ao todo, são cerca de 60 músicos, entre cantores e instrumentistas, que vão executar a obra ‘Gloria’, de John Rutter, um importante compositor inglês, considerado um dos maiores especialistas em música coral da atualidade.
O Madrigal Mackenzie, fundado em 2003, é um grupo musical formado por funcionários da Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e cantores convidados. Sob a direção do maestro Parcival Módolo, o grupo representa a universidade em importantes eventos e solenidades. Seu repertório abrange desde a Renascença até a música contemporânea, brasileira e internacional, buscando sempre refletir as características de cada época.
O Metallumfonia, também criado em 2003, reúne músicos da Região Metropolitana de Campinas que lecionam na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Com um repertório diversificado, que inclui composições de vários períodos e de músicos brasileiros e estrangeiros, o Metallumfonia oferece ao público uma experiência rica, destacando a interpretação dos instrumentos de metal como solistas, algo ainda raro de se ver.
Como é tradição no projeto Clássicos em Cena em Itapira, a noite musical terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições.
Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. Em Itapira, conta com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Grupo Penha
Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.
Com 63 anos de expertise, seus 2,2 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.
Serviço:
Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:
Clássicos em Cena em Itapira
Convidados: Madrigal Mackenzie e Metallumfonia
Data: 27 de novembro de 2024 (4ªf)
Horário: 19h
Entrada Franca
Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida dos Prados, na avenida Brasil, 1691, no Parque Felicidade, em Itapira/SP
Mais informações: www.classicosemcena.com.br