Gazeta Itapirense

Nossa História: Feitos e conquistas de um tempo inesquecível

Na metade da década de 60 e até meados da década seguinte o Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira escreveu seu nome na galeria das escolas vencedoras de competições de atletismo. Foi um tempo inesquecível para muita gente, um tempo marcante na formação de atletas e homens.

Esse tempo é lembrado com saudade até hoje por quem viveu aquele período, fosse com aluno, professor ou simplesmente como admirador do trabalho realizado pela cadeira de Educação Física da escola, ocupada pelo professor José de Oliveira Barretto Sobrinho. Muitos atletas foram forjados na pista de atletismo da escola que, apesar das condições precárias, era o centro de tudo.

As provas ali realizadas eram acompanhadas com muito interesse por alunos e pessoas que viam no esporte um caminho do bem. Vi de perto muitas disputas nas provas de 50, 100, 400, 1000 metros, revezamento, salto em altura e distância.

Os títulos estaduais conquistados por uma escola de uma cidade pequena, mas de grande relevância no esporte, estão registrados nos anais da história e nunca serão apagados, nem mesmo da memória de quem presenciou. Foram anos de dedicação e trabalho árduo, mas que se mostram como recompensa até hoje para quem participou.

Lembro da chegada triunfal da equipe, ano após ano, logo após mais uma conquista na Capital paulista. O desfile dos atletas pelas ruas da cidade, acompanhados pela fanfarra da escola e a recepção calorosa na porta da escola.

Recordo tudo isso com uma saudade imensa, mas feliz por ter tido a felicidade de viver tudo aquilo. Relembrar essas conquistas e relevar os nomes daqueles que fizeram parte delas é o mínimo que se pode fazer.

* Matéria publicada na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense de 19 de julho de 2014 pelo jornalista Humberto Butti (in memorian)

Compartilhe
error: