Exclusivo: entrevista com o coronel Mello Araújo, vice-prefeito eleito de SP
O último domingo foi de muita expectativa para o coronel da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo pois o mesmo concorria ao seu primeiro cargo político e, de cara, foi o de vice-prefeito de São Paulo, a maior cidade do país.
Muitos devem se recordar da passagem de Mello Araújo por Itapira quando assumiu o comando da 3ª Cia da PM, em 2011. Na ocasião ele chegou e de cara declarou guerra contra a bandidagem.
“A vida do marginal vai ficar difícil aqui em Itapira”, declarou na época.
E ficou. Ele fez da vida dos criminosos um verdadeiro inferno sobre a terra, não dando trégua pra nenhuma ‘modalidade’ de crime. Ganhou o respeito e confiança da população.
De lá pra cá teve uma ascensão meteórica na carreira, passando pelas mais altas patentes do oficialato.
Comandou a Rota entre 2017 e 2019 onde desempenhou como pouco a função de comandante maior da temida corporação paulista.
Através do então presidente Jair Bolsonaro foi alçado ao posto de presidente da CEAGESP e lá deixou sua marca.
Ele conversou com exclusividade com a reportagem de A GAZETA na manhã desta terça-feira, 29.
Confira abaixo a entrevista:
Como se sente agora eleito para também governar a cidade de São Paulo?
Uma honra poder estar participando com Ricardo Nunes para fazermos os melhores 4 anos que SP já teve. Agradeço ao presidente Bolsonaro pela confiança e indicação, ao Ricardo por confiar em mim e aos 12 partidos coligados. Serei um vice prefeito que irá quebrar paradigmas, atuando e ajudando a melhorar SP.
Qual a expectativa para cumprir esse mandato obtido com uma votação tão extraordinária?
A expectativa é enorme e com bastante confiança, tendo a maioria dos vereadores juntos com a gente, com as contas em dia e muita entrega. Vou ajudar a melhorar ainda mais.
Tenho a experiência de 32 anos na Polícia militar, experiência de presidente de uma empresa Estatal que foi o Ceagesp, onde pegamos com 90 milhões de dívidas, com vários crimes lá dentro, e devolvemos sem dívida, 40 milhões de lucro e sem crime, tudo moralizado. Acabamos com o tráfico de drogas, prostituição infantil, exploração de menores, roubos, jogo do bicho. Ou seja mostramos como se arruma uma cidade de 50 mil pessoas e 12 mil veículos que transitavam todos os dias.
Irá assumir alguma secretaria? Existe a expectativa de estar à frente da Segurança?
Com certeza estarei com uma secretaria, terei uma conversa com Ricardo essa semana para definirmos onde poderei ajudar mais.
Essa é primeira eleição para cargo majoritário do senhor. Como pretende desenvolver um diálogo com a sociedade civil, por exemplo, em relação aos direitos humanos?
Estaremos governando para o povo, para todas as pessoas que queiram uma cidade limpa e correta, trazendo segurança e tranquilidade para quem quiser investir ou trabalhar em SP.
Como foi a sua indicação para vice? Partiu do ex-presidente Bolsonaro?
Indicação do Presidente Bolsonaro, confia em mim e apostou que daria certo. Sou extremamente grato a ele.
Como está a relação do prefeito Nunes com o ex-presidente?
A relação do Ricardo com o presidente é a melhor possível, já se falaram, tudo dentro do esperado.
Sempre há expectativa de um bom desempenho de mandato catapultar novos mandatos. O senhor pensa em se lançar candidato a prefeito daqui a quatro anos?
Penso agora em fazer meu melhor, mostrar que São Paulo será exemplo para o Brasil de como se administra uma cidade de 12 milhões de pessoas, 5ª maior metrópole do mundo, maior que muitos países e entre as cidades mais ricas do mundo. Serão 4 anos de muitas entregas.
Quais as recordações que tem de Itapira?
Itapira cidade que tenho muitos amigos e excelentes recordações, adquiri muita experiência e adoro essa cidade. Agradeço a oportunidade que Deus me deu de estar ajudando a melhorar a cidade de São Paulo, me deu uma difícil missão, a mais complicada da minha vida, e serei instrumento para servir e mostrar como se faz.