Gazeta Itapirense

Urgente: confirmado primeiro caso de ‘mpox’ em Itapira

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira informou em seu site que foi confirmado o 1° caso positivo de mpox do município nesta sexta-feira, 13 de setembro. O paciente é um homem de 26 anos que não é de Itapira, mas reside temporariamente na cidade em razão de trabalho.

Ele apresentou os primeiros sintomas da doença na sexta-feira passada, dia 6, e no dia 8 procurou atendimento no Hospital Municipal.
Ele foi medicado e orientado quando aos protocolos de isolamento domiciliar. Após a avaliação, foi colhido exame e enviado ao Instituto Adolfo Lutz. O resultado chegou na tarde de ontem.

O paciente passa bem, com regressão dos sintomas. Trata-se de um caso leve.

Ao longo dos próximos 21 dias, a Secretaria de Saúde fará avaliação e monitoramento de todas as pessoas que moram na mesma casa do paciente e mantiveram contato com ele. Porém, de acordo com o protocolo, sendo assintomáticos eles não precisam cumprir isolamento.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que continuará com todas as ações de vigilância e orienta para que na presença de sintomas as pessoas procurem por atendimento médico.

Sobre a doença:
De acordo com o Ministério da Saúde, a mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoa infectada pelo mpox vírus, materiais contaminados com o vírus e animais silvestres (roedores) infectados.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem: erupções cutâneas ou lesões de pele, adenomegalia – linfonodos inchados (ínguas), febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrio e fraqueza.

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após as crostas desaparecerem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus.
As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

Compartilhe
error: